Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Divisão da Cage promove live para orientar execução do Relatório de Custos Anual
RSS
Notícias
Publicação:

Divisão da Cage promove live para orientar execução do Relatório de Custos Anual

-
Momentos do encontro - Foto: Divulgação/Sefaz-CAGE

Aproximadamente 60 servidores membros de Grupos Setoriais de Custos (GSC) acompanharam live sobre o tema Relatório de Custos Anual, promovida, em 20 de janeiro, pela Divisão de Informações Estratégicas da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (DIE/Cage).

O adjunto da Cage, Antônio CarIos Ferreira Kehrwaid, abriu o encontro com uma reflexão sobre ambiente corporativo modificado pela pandemia do novo coronavírus. Situação que exigiu, sem aviso prévio, a revisão de processos e formas de trabalho. Contudo, observou Kehrwald, o atual contexto também trouxe facilidades que foram incorporadas à rotina de trabalho, a exemplo dessa reunião virtual, por meio da qual, avaliou: “estamos cumprindo com o nosso objetivo de trocar ideias para elaboração dessa importante peça, em que pese seja uma obrigação legal, mas é também uma importante ferramenta gerencial de custos, que auxilia gestores a pensar o planejamento estratégico e a atingir seu propósito”.

A revisão do Relatório Anual de Custos e dos relatórios periódicos no tocante à função e aos destinatários ficou a cargo da chefe da DIE, Liege Munhos de Campos, que alertou aos participantes para o prazo de entrega do documento elaborado pelos GSC, que encerra em 12 de fevereiro. “É importante observar essa data para que a equipe da DIE tenha tempo de examinar o relatório, antes da inserção no processo de Contas de Gestão de 2020, para publicação no portal Transparência RS”.

Na etapa final do encontro, o palestrante da equipe da DIE, Wagner Ramos Ribeiro, navegou no Cage Gerencial, demonstrando aos participantes cada funcionalidade e recurso disponíveis. A equipe da Divisão promove o contínuo aperfeiçoamento do Cage Gerencial, para que o sistema, avaliou Ribeiro, “seja um facilitador no processo de gestão dos órgãos e entidades, no sentido de contribuir na tomada de decisões”. Entretanto, a evolução da ferramenta “requer parceria entre a Cage e os GSCs, pois as sugestões e as críticas construtivas são alicerces para um contínuo aprimoramento do sistema de custos do Rio Grande do Sul”, concluiu.

Integrante do GSC da Secretaria da Segurança Pública, tenente-coronel Emílio Barbosa Teixeira, aprovou a dinâmica do encontro que, segundo ele, demonstra “novo esforço no sentido tanto da ampliação das relações entre os membros dos GSC da administração estadual, com a consequente troca de experiências, angústias e visões, quanto para estimulá-los a cada vez mais avançarem no papel de verdadeiros assessores”.

Ao longo de 2021, a Divisão de Informações Estratégicas prevê realizar mais dois eventos virtuais com servidores integrantes dos Grupos Setoriais de Custos. Considerando o atual momento, a equipe ainda avalia a retomada das visitas aos membros dos GCS.

 

Texto: Ascom Sefaz/ Cage

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda