Receita Estadual deflagra a Operação Carne Oculta

A Receita Estadual do Rio Grande do Sul deflagrou, nesta quinta-feira (8), a operação Carne Oculta, mais uma ação ostensiva de fiscalização para combater a sonegação de ICMS e a concorrência desleal. A iniciativa tem como alvo empresas do setor de frigoríficos, do qual deriva o nome da operação.
A equipe de auditoria do Grupo Especializado Setorial de Pecuária e Insumos Agropecuários (GES-PEC) estima que a empresa alvo da operação tenha omitido mais de R$ 2,7 milhões em venda de carnes.
Os trabalhos foram iniciados com base na identificação de compras em maior valor que vendas. A operação ocorre menos de um ano depois do início efetivo de atividade da empresa, evitando maiores prejuízos à sociedade pela sonegação do imposto e a concorrência desleal entre as empresas do setor econômico.
A atuação ostensiva é coordenada pelo GES-PEC, localizado na Delegacia da Receita Estadual em Santo Ângelo (9° DRE). A equipe mobilizada para a operação é composta por cinco Auditores Fiscais, dois Analistas Tributários, além do apoio da Brigada Militar, tendo como propósito a busca e apreensão de provas e documentos para subsidiar a continuidade dos trabalhos de auditoria fiscal.
Operações da Receita Estadual
A Receita Estadual está ampliando o combate à fraude fiscal, tendo programadas, para os próximos meses, outras operações neste e em outros setores da economia. A atuação tem como objetivo recuperar os valores sonegados, bem como proteger os contribuintes que pagam corretamente seus tributos, coibindo a concorrência desleal entre empresas.
Texto: Ascom Sefaz/ Receita Estadual