Receita Estadual cria galeria em homenagem a ex-comandantes da Subsecretaria

Responsáveis pela condução da subsecretaria da Receita estadual nos últimos 40 anos receberam, nesta sexta-feira (21), uma homenagem da Secretaria da Fazenda como reconhecimento à liderança que exerceram no fortalecimento das atividades da instituição. A galeria reúne ex-coordenadores-gerais, superintendentes e subsecretários que ocupara os respectivos cargos entre os anos de 1972 e 2014. Para o secretário da Fazenda, Luiz Antônio Bins, o ato representa “um marco importante de reconhecimento aos que assumiram suas responsabilidades em mostrar resultados para o Estado e para a sociedade”.
Ele próprio um dos homenageados, Bins destacou também que a homenagem obrigatoriamente inclui as esquipes que, em cada etapa da história da Receita Estadual, foram determinantes nas atividades em favor do serviço público. O secretário fez igualmente uma referência aos familiares dos homenageados, “muitas vezes os mais sacrificados pelos desafios que cada um enfrenatva em seu tempo”.
Para o atual subsecretário da Receita Estadual, Mário Luis Wunderlich dos Santos, a homenagem tem um papel de fortalecimento de valores e de construção do futuro da própria instituição. “É, portanto, essencial preservar e valorizar a memória daqueles que conduziram a Receita Estadual ao longo do caminho até aqui percorrido, que resultou em uma instituição respeitada”, destacou Wunderlich.
Falando em nome dos homenageados, o ex-superintendente Paulo Michelucci Rodrigues traçou um rápido histórico sobre o quanto evoluiu a administração tributária neste período. “Saímos da notificação feita num papel em branco preenchido no ato, quando era importante a presença física do agente, para um controle em tempo real”, comparou. Michelucci advertiu, no entanto, para que toda a evolução tecnológica, não venha a substituir a “o aspecto pessoal da nossa atividade”.
Entre os ex-comandantes da Receita Estadual que passam a integrar a galeria estão também os ex-coordenadores Fernando Augusto Brockstedt (in memorian), Arnyldo Borba Frantz (in memorian), Romeo Valmor Boettcher, Vicente Pessato Neto (in memorian) e Antônio Brites Jaques; os ex-superintendentes Esterlito Stahlhoefer, Danilo Cardoso de Siqueira, Paulo Michelucci Rodrigues, Antônio Augusto D´Á vila, Arnaldo Teixeira Teles, Gibson Correia Beltrão, Deoni Pellizzari, André Luiz Barreto de Paiva Neto, Luiz Antônio Bins e Júlio César Grazziotin, este último o primeiro a ocupar a função já como subsecretário, assim como ex-superintendente Ricardo Neves Pereira.
Participaram da homenagem o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Josué Barbosa, o secretário-adjunto da Fazenda, Álvaro Fakredin, também titular da CAGE (Contadoria e Auditoria-Geral do Estado); o subsecretário do Tesouro do Estado, Elói Astir Stertz; o diretor técnico da Junta de Coordenação Financeira, Flávio Pompermayer, bem como os supervisores, assessores , familiares e demais convidados.