Bins destaca função estratégica da Procergs para gestão pública

O secretário da Fazenda, Luiz Antônio Bins, aproveitou a última reunião do ano do Conselho de Administração da Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Estado do RS), para salientar o papel estratégico da empresa em buscar soluções tecnológicas para a gestão pública. “Além da qualidade dos serviços em projetos que desenvolve numa área em constante evolução, a Procergs é uma referência necessária ao Estado ao cidadão em termos de confiabilidade”, frisou o secretário.
Na reunião do Conselho, ocorrida na tarde desta segunda-feira (17), Bins destacou o esforço conduzido pelo diretor-presidente Antonio Ramos Gomes em reverter uma empresa deficitária ao final de 2014, em um cenário com números positivos. Para o secretário, a Procergs teve participação fundamental nos avanços que a Fazenda alcançou nos últimos anos, em especial com os investimentos na plataforma digital Big Data, adquirida no final de 2015 com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A ferramenta permite cruzar dados das empresas em busca de indícios de evasão fiscal e vem sendo aprimorado gradualmente.
O secretário elencou ainda a atuação conjunta da Procergs em criar novas ferramentas que ampliaram o acesso à informação sobre as finanças públicas. O Conselho de Administração da Procergs é presidido pelo diretor técnico da Junta de Coordenação Financeira da Fazenda, Flávio Pompermayer. Próxima de completar 46 anos de atuação, a empresa atua em 100% dos órgãos do executivo estadual.