Primeira turma do Programa de Desenvolvimento de Gestores é formada pela CAGE

O Programa de Desenvolvimento de Gestores – PDG, iniciado em março de 2017, por iniciativa da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado, concluiu sua primeira turma no dia 08 de dezembro.
A formação contemplou 20 servidores, em uma carga horária de 68 horas, divididas em sete módulos e três palestras complementares, que foram abertas a todo o corpo de auditores e técnicos. Ao longo dos encontros, foram abordados conteúdos como:
· autoconhecimento/perfil do gestor, o papel do líder, liderança situacional e liderança estratégica;
· comunicação, feedback, motivação e condução de reuniões;
· gestão de pessoas, trabalho em equipe, gestão por competências e delegação;
· gestão de processos, melhoria contínua, planejamento e monitoramento da rotina;
· relações interpessoais, negociação e gestão de conflitos;
· gestão da mudança e visão sistêmica.
O encerramento da formação contou com a presença do Subsecretário e Contador e Auditor-Geral do Estado, Álvaro Fakredin, que agradeceu à Equipe CAGE, ao Supervisor de Desenvolvimento Organizacional e Qualidade, Milton César da Costa, às colegas Adriana Oliveira da Silva e Ângela Lamotte, da equipe da DIVQUAL da Sudesq, pelo empenho no desenvolvimento conjunto do Programa, que obteve sucesso entre os participantes. Fakredin ainda salientou que, para o próximo ano, o Gabinete da CAGE planeja a formação de mais servidores com a realização da Turma 2 do PDG.
Confira depoimentos de participantes sobre o Programa de Desenvolvimento de Gestores, que teve como instrutor o consultor Martin Mayer, economista e psicólogo, com especialização em Marketing:
Guilherme Speroni Lentz (aluno)
“O programa foi bastante proveitoso e destaco o constante estímulo à utilização dos conceitos aprendidos no dia a dia. Inclusive, durante o curso realizamos um Plano de Ação Individual com melhorias a serem implementadas nas nossas atitudes e conhecimentos. Estímulos como esses fazem com que a teoria não fique esquecida, gerando melhorias de desempenho, conforme o desenvolvimento do curso.”
Lorenzo Giacomo Venzon (aluno)
“Para mim, os principais pontos abordados no programa foram a liderança situacional, que demonstrou a importância de um líder saber se adaptar frente às diferentes situações enfrentadas; a necessidade de se estabelecer uma comunicação clara e objetiva para que todos tenham conhecimento do papel desempenhado no atingimento da missão organizacional; e o estabelecimento de um plano de ação, em que definimos como será materializado o conteúdo assimilado.”
Andréa Buhl (aluna e membro da equipe de capacitação da CAGE)
“O planejamento do PDG foi realizado pela área de capacitação da CAGE em conjunto com a SUDESQ. Foi baseado em benchmarking com outros órgãos sobre programas de desenvolvimento de gestores já realizados e em pesquisa com diversos consultores, que apresentaram propostas que atendessem à necessidade da CAGE de qualificar os futuros gestores. Cada módulo do Programa tratou de um tema de interesse relacionado à gestão. Os temas tinham certa flexibilidade e o programa adaptou-se à necessidade dos participantes. Já está sendo planejada a contratação da segunda turma do Programa para 2018, com formato semelhante.”
Martyn Mayer (instrutor)
“A maior contribuição do PDG são os debates, diálogos e atividades que permitem clarificar e internalizar em cada participante qual o papel de um gestor de equipe, além de tomar consciência da importância da gestão nas situações cotidianas e das mudanças que trazem evolução para a instituição. Os aprendizados de novas ferramentas de gestão, como feedback, reuniões produtivas, motivação, liderança situacional, as quatro disciplinas da execução, liderança estratégica, e suaaplicação prática efetiva no dia a dia na CAGE ocorreram ao longo dos oito meses.”