Fazenda empossa novos conselheiros da Cage

Os novos integrantes do Conselho Superior da Cage (Contadoria e Auditoria-Geral do Estado) tomaram posse na manhã desta segunda-feira (1º). Na solenidade, o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, reafirmou as expectativas do Estado em superar o momento de dificuldades financeiras. "Por certo estamos diante do maior desafio da história, mas acredito que as soluções que haveremos de encontrar, em boa parte, passam por medidas que são inspiradas na atuação da Cage", salientou o secretário.
O contador e auditor-geral do Estado, Álvaro Fakredin, salientou que, desde o ano passado, a Cage adotou como foco prioritário a orientação aos órgãos do governo para procedimentos da execução financeira e orçamentária. Fakredin destacou também iniciativas desenvolvidas pela Contadoria com objetivo de buscar maior qualidade dos gastos públicos, programa que já vem dando resultados em diversas unidades da gestão pública.
As atribuições do Conselho da Cage vão desde manifestar-se sobre o exercício da atividade dos auditores do Estado, em especial em processos de ética funcional e disciplinar, até propor iniciativas para qualificar a atuação do órgão responsável pelo controle interno. Da sua composição, três membros são indicados pela presidência do Conselho e outros quatro são eleitos pela própria categoria.
O Conselho Superior foi criado em 2010, quando foi instituída a Lei Orgânica da Cage. Foram empossados os auditores Alberto Araguaci da Silva, Dionísio de Souza Nascimento da Silva, Guilherme das Neves Teixeira, Guilherme Pinto de Lima, Júlio César Malheiros Mello, Rogério da Silva Meira e Sirlei Teresinha Walenciuk. Como suplentes foram indicados Álvaro Almeida Berruti, Dioni Irani da Cunha e Nílton Bonatto.
A posse contou com a presença do secretário adjunto da Fazenda, Luis Antônio Bins; do subsecretário do Tesouro, Leonardo Busatto; do subsecretário-adjunto da Receita Estadual, Paulo Cestari; e dirigentes de entidades representativas dos auditores.