Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Sistema de consignações do Estado ganha nova versão
RSS
Notícias
Publicação:

Sistema de consignações do Estado ganha nova versão

Sobre um fundo claro, lê-se Tesouro do Estado
- - Foto: Arte: Ascom Sefaz

Modernização foi capitaneada pelo Tesouro do Estado, subsecretaria vinculada à Sefaz

 

O novo Sistema de Gestão de Consignações, SGConsig 2.0, entrou em operação nesta semana, trazendo tecnologias mais modernas e um design mais intuitivo, funcional e centrado nos usuários. A ferramenta é essencial no âmbito da gestão da folha de pagamento, organizando e agilizando a relação entre os três principais envolvidos nas consignações em folha: o consignante, o consignado e o consignatário.

A nova versão aprimora a integração com outros sistemas funcionais, reduzindo a duplicidade de informações e cadastros, bem como o volume de dados inseridos manualmente. O SGConsig é utilizado somente por entidades consignatárias (bancos, empresas financeiras, sindicatos, associações) e entidades consignantes (órgãos gestores de folha).

O desenvolvimento do SGConsig 2.0 teve início em 2022, motivado por demandas acumuladas ao longo do tempo, já que a versão anterior estava em uso desde 2008. Durante o processo, o projeto enfrentou desafios significativos. A publicação de um novo decreto sobre consignações, em outubro de 2023, exigiu a adaptação da versão vigente do sistema à nova legislação, o que impactou o cronograma. Em 2024, as enchentes que afetaram o Estado também prejudicaram o andamento do projeto, com a interrupção de diversos sistemas – incluindo o próprio SGConsig.

O SGConsig 2.0 foi desenvolvido por meio da Seção de Consignações da Divisão de Gestão da Folha de Pagamento (DGF), com apoio da Divisão de Tecnologia e Inovação (DTI) – ambas estruturas do Tesouro do Estado, subsecretaria vinculada à Secretaria da Fazenda (Sefaz).

“Um sistema atualizado, moderno e com mais informações vai dar melhores condições para otimizar o trabalho das consignatárias e, principalmente, trará mais segurança para os servidores públicos que utilizam consignações”, avalia o chefe da DFG, Milton Cesar da Costa.

 

Treinamento

O Tesouro do Estado promoveu uma reunião remota para apresentação e treinamento do SGConsig 2.0 na última sexta-feira (27). A formação contou com mais de 180 pessoas, representantes de órgãos públicos, empresas e sindicatos que trabalham com o sistema. Na oportunidade, eles puderam tirar suas dúvidas sobre as funcionalidades.

 

Texto: Ascom Sefaz/Tesouro do Estado

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda