Consultas de servidores do Estado ao Cadin/RS migram para o FPE a partir deste sábado (3)

Mudança ocorrerá neste final de semana e visa melhorar eficiência operacional
A partir deste sábado (3), os servidores do Estado passarão a acessar o Cadastro Informativo (Cadin/RS), ferramenta de consulta às pendências de pessoas físicas e jurídicas perante órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, em um novo ambiente virtual. O instrumento migrará do sistema de Administração Financeira do Estado (AFE) para o Finanças Públicas do Estado (FPE). A operacionalização será realizada pela Procergs, sob a coordenação da Divisão de Tecnologia da Informação da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (DTI/CAGE).
"O Cadin no FPE facilitará a rotina dos operadores, ao permitir que o fluxo esteja em um único local, de forma interligada. Dados de integrações com a execução de despesa e com o sistema de dívida ativa serão visualizados de forma mais intuitiva e ágil, ao contrário do AFE, que não era amigável nesse quesito e exigia o conhecimento de comandos específicos para operações mais complexas”, observa Leonardo Branco, Auditor do Estado e chefe substituto da DTI.
Entre os benefícios da migração, estão a gestão mais eficiente e integrada dos dados, facilitando o acesso e a consulta das informações. O novo sistema também terá funcionalidades adicionais, como a emissão de certidões positivas e negativas.
Página web também será reformulada
A chamada Página Web do Cadin/RS, que atende a consultas de cidadãos em geral, está sendo reformulada para oferecer melhorias aos usuários. Até o fim de maio, com acesso por meio do login Gov.BR, a ferramenta permitirá uma consulta completa, com histórico das pendências e emissão em tempo real da certidão. Com a otimização, as demandas de Cadin para as secretarias e a Cage serão reduzidas.
Leia o Manual do Cadin.
Para obter informações sobre o novo Cadin no FPE, entre em contato com a equipe da DTI através do Portal e-CAGE.
Texto: Amilcar Oliveira/Ascom Cage