Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Parceria entre Tesouro do Estado e universidades apresenta estudo sobre impacto econômico do programa Avançar na Saúde
RSS
Notícias
Publicação:

Parceria entre Tesouro do Estado e universidades apresenta estudo sobre impacto econômico do programa Avançar na Saúde

-
Professor Gibran da Silva Teixeira, da Furg, apresentou pesquisa sobre o impacto do Avançar na Saúde, em evento que contou com a participação da secretária Arita Bergmann - Foto: Maurício Tonetto/Secom

Análise da política pública foi detalhada durante evento que ocorreu no Palácio Piratini nesta quinta-feira (14)

 

Em evento realizado nesta quinta-feira (14) no Palácio Piratini, o governo gaúcho anunciou o investimento de R$ 122,8 milhões na rede hospitalar do Rio Grande do Sul para obras de reforma e ampliação e para a aquisição de equipamentos e materiais. Os recursos, provenientes do programa Avançar na Saúde, contemplarão todas as macrorregiões do Estado, beneficiando 61 entidades do Estado em 54 municípios.

Durante a solenidade, foram apresentados os resultados de uma pesquisa que envolve o Tesouro do Estado e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Ambos coordenam o Programa de Apoio à Pesquisa Aplicada em Finanças Públicas, Estrutura Produtiva, Análise Econômica e Políticas Públicas do RS (PFP), que busca avaliar as políticas públicas desenvolvidas pelo Estado, com enfoque na eficiência do gasto público.

O programa conta com 13 projetos de pesquisa coordenados por diferentes instituições, entre elas a Universidade Federal do Rio Grande (Furg). O professor Gibran da Silva Teixeira, do Instituto de Ciências Econômicas, apresentou uma pesquisa sobre os efeitos do Avançar na Saúde, plano de investimentos lançado em setembro de 2021 para obras e aquisição de equipamentos para qualificação da rede hospitalar. O especialista demonstrou que o programa traz, na prática, melhoria da qualidade de vida da população e impactos na economia.

“O Avançar vem gerando empregos diretos e indiretos: foram abertas em torno de 10 mil vagas. Além disso, nas unidades básicas de saúde, percebemos melhorias nos atendimentos odontológicos, de consulta em geral e de consultas para gestantes. Nos hospitais beneficiados pelo Avançar, a cada mil atendimentos, houve uma redução de sete óbitos”, detalhou. “Identificamos ainda uma queda, em torno de dez horas, em média, do tempo de permanência de pacientes internados, o que também significa ganhos”, complementou.

O subsecretário do Tesouro do Estado, Eduardo Lacher, afirma que a parceria com a Fapergs e com as universidades é um ganho para o Estado, pois os estudos não observam somente os repasses financeiros para os programas, mas, sim, o efeito prático que isso tem para a vida da população.

“Não adianta só a distribuição do recurso. É importante que o recurso seja bem aplicado para que seja efetivo. É nessa linha que está todo o nosso trabalho de qualidade do gasto, e o PFP faz essa ampliação por meio da relação com as universidades, ampliando o debate e fazendo uma avaliação absolutamente técnica e isenta”, destaca.

A parceria entre Sefaz e Fapergs (PFP) foi lançada em julho de 2022. Um novo edital está previsto para o primeiro semestre de 2024.

 

Avançar na Saúde

Durante o evento desta quinta, o governador Eduardo Leite, acompanhado da secretária de Saúde, Arita Bergmann, destacou a abrangência do Avançar na Saúde: “Não havia, na história do Rio Grande do Sul, um programa de investimentos como esse, que viabiliza estrutura e equipamentos para os hospitais. Os investimentos têm de ser mantidos, porque fazem a diferença na vida das pessoas".

Nesta nova etapa do programa, 72 projetos receberão recursos, sendo que alguns hospitais apresentam mais de um convênio contemplado. Entre os projetos para aquisição de equipamentos ou materiais, o de maior volume é para o Hospital de Clínicas de Passo Fundo, que soma R$ 5,3 milhões.

No evento, foi anunciada também a ampliação de serviços do Assistir, com a assinatura de portarias com alguns hospitais da Região Metropolitana. Serão beneficiados 12 hospitais e ofertados 28 novos tipos de serviços.

 

Texto: Secom e Ascom Sefaz/Tesouro do Estado

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda