Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > App Nota Fiscal Fácil é apresentado a trabalhadores da agricultura familiar
RSS
Notícias
Publicação:

App Nota Fiscal Fácil é apresentado a trabalhadores da agricultura familiar

-
- - Foto: Felipe Dalla Valle

App abrange operações envolvendo mais de 200 tipos de produtos e pode alcançar cerca de 700 mil produtores

A Receita Estadual promoveu, nesta terça-feira (12/3), em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetraf), uma apresentação virtual sobre o app Nota Fiscal Fácil (NFF). Ao todo, cerca de 70 pessoas, entre trabalhadores e representantes de entidades do setor, acompanharam a iniciativa.

Os produtores rurais são um dos públicos que podem fazer uso do NFF, desenvolvido para simplificar a emissão de documentos fiscais. Hoje, o app abrange operações envolvendo pouco mais de 200 tipos de produtos, podendo alcançar, potencialmente, cerca de 700 mil produtores. 

A Fetraf é a entidade representante de todos os trabalhadores e trabalhadoras na agricultura familiar do Estado e está presente em oito regiões gaúchas: Altos da Serra, Alto Uruguai, Botucaraí, Celeiro, Central, Médio Alto Uruguai, Serra e Sul.

Durante a iniciativa, a equipe da Receita, composta pelos servidores Geraldo Callegari, André Poletto e Benício Lemos, procurou fazer uma espécie de capacitação para o uso do aplicativo, apresentando a ferramenta e suas funcionalidades. Outro foco foi esclarecer as principais dúvidas dos usuários e ouvir sugestões para incrementar a divulgação e a utilização do aplicativo.

“É uma tecnologia que facilita muito a vida dos produtores rurais. O encontro possibilitou detalharmos o passo a passo para uso da tecnologia, bem como esclarecer as principais dúvidas dos trabalhadores da agricultura familiar”, detalha Callegari. 

NFF vem sendo apresentado pelo Estado

Em fevereiro o NFF foi apresentado, durante evento virtual, para cerca de 120 produtores rurais e representantes das indústrias e cooperativas do setor do arroz no estado. O tema também foi tratado durante evento presencial em Santa Vitória do Palmar, um dos municípios com maior produção de arroz no Rio Grande do Sul. A ação foi voltada ao setor de ICMS e à turma volante da prefeitura, a sindicatos do setor e aos escritórios de contabilidade que atendem produtores rurais na região. O arroz é uma das grandes apostas para ampliação do uso da ferramenta, tendo em vista que a colheita foi aberta em fevereiro no Estado.

Anteriormente, no dia 19 de fevereiro, o NFF também havia sido apresentado para os produtores rurais da Serra Gaúcha, em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS). O objetivo da entidade é que os encontros cheguem a todas as 23 sindicais regionais, abrangendo todas as regiões gaúchas. Novas agendas estão previstas para os próximos meses.

Texto: Ascom Sefaz/Receita Estadual

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda