Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > RS registra mais de 1,7 milhão de veículos com o IPVA 2024 quitado; veja o percentual por região
RSS
Notícias
Publicação:

RS registra mais de 1,7 milhão de veículos com o IPVA 2024 quitado; veja o percentual por região

-
- - Foto: Arte: Ascom Sefaz

Balanço até 29 de fevereiro aponta o recolhimento de R$ 2,6 bilhões aos cofres do Estado

 

O Rio Grande do Sul já contabiliza 1,7 milhão de veículos com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 quitado. Esse número equivale a 45,3% da frota tributável – ou seja, que efetivamente paga imposto –, que é de 3,8 milhões de automóveis. Os dados foram contabilizados pela Receita Estadual até o dia 29 de fevereiro. Até o fim de janeiro, o índice de veículos com o imposto pago estava em 40,7%.

Até o momento, ingressaram nos cofres gaúchos R$ 2,6 bilhões, o que corresponde a 52,31% da expectativa de arrecadação. Esse valor é a soma do pagamento antecipado à vista e da quitação das duas primeiras parcelas do imposto, no caso de quem optou pelo fracionamento. Os recursos do IPVA são repartidos igualmente entre Estado e municípios, depois de descontados os 20% referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Para detalhar ainda mais os dados, a Sefaz preparou um resumo de como está a quitação por região (veja abaixo). As informações foram agrupadas por delegacias da Receita Estadual, que abrangem diferentes áreas do Estado. A que registra o maior percentual de veículos com o IPVA 2024 pago é a de Lajeado, que abarca 42 municípios. Forquetinha, no Vale do Taquari, tem o melhor resultado dentre as 497 cidades gaúchas. A região com o menor índice é a de Canoas. É possível conferir as informações detalhadas por cidade e por região clicando neste link e baixando a tabela.

No mês de março, o desconto é de 1% no pagamento do IPVA, tanto para a quitação integral quanto para a parcela. A redução máxima no mês pode chegar a 20,8%, considerando os descontos de Bom Motorista e de Bom Cidadão. O prazo para aderir ao parcelamento já terminou. A data de vencimento por placa se encerra em abril.

Para pagar, é preciso apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal. Também há a opção de pagamento por Pix em mais de 760 instituições – temporariamente, o QR Code só pode ser gerado no site do Detran. Junto com o IPVA, é possível quitar a taxa de licenciamento e as multas de trânsito.

 

Confira o detalhamento por região

1ª Delegacia – Porto Alegre

Abrange somente o município de Porto Alegre, que, até agora, conta com 46,17% dos veículos com o IPVA quitado – são 215,6 mil.

 

2ª Delegacia – Canoas

Os 13 municípios da região somam, juntos, 155,7 mil veículos com o IPVA quitado, o que representa 35,16% da frota tributável. Por área de abrangência, esse é o resultado mais baixo do Rio Grande do Sul até agora. A cidade da região com o maior percentual é Mariana Pimentel, com 55,77%. É seguida por Serão Santana, Barra do Ribeiro, Nova Santa Rita e Guaíba.

 

3ª Delegacia – Caxias do Sul

Na região, que conta com 52 municípios, 240,7 mil veículos já estão com o imposto em dia, o que corresponde a 52,98% do total. Nova Roma do Sul lidera a lista, com 72,01%. A seguir, estão Coronel Pilar, Nova Pádua, Fagundes Varela e Santa Tereza.

 

4ª Delegacia – Novo Hamburgo

Os 33 municípios da área de abrangência contabilizam 181,9 veículos com o IPVA pago, número equivalente a 43,84% do total. A cidade de Linha Nova tem o maior percentual, de 71,2%, seguida por São Pedro da Serra, Salvador do Sul, Alto Feliz e São José do Hortêncio.

 

5ª Delegacia – Passo Fundo

O total de veículos que já têm registro do imposto quitado é de 142,7 mil, equivalente a 47,15% do esperado. A região conta com 83 municípios. Nova Boa Vista tem 70,51%, seguida por Nova Alvorada, Montauri, Coqueiros do Sul e Casca. 

 

6ª Delegacia – Pelotas

Os 24 municípios da região somam 130,7 mil veículos com o imposto em dia, o que corresponde a 42,34% do total. Morro Redondo registra 57,76%. Na sequência, estão Arroio do Padre, Turuçu, Canguçu e Cerrito.

 

7ª Delegacia – Santa Cruz do Sul

A região conta com 20 municípios que, juntos, contabilizam 76 mil veículos com o IPVA quitado (47,75%). Mato Leitão lidera a lista, com 60,69%, seguida por Sinimbu, Vale do Sol, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires.

 

8ª Delegacia – Santa Maria

São 51 municípios que somam 120,6 mil veículos com o imposto já pago, o que representa 45,85%. Nova Palma registra o maior percentual, de 68,24%. Na sequência, estão Ivorá, Agudo, São João do Polêsine e Faxinal do Soturno.

 

9ª Delegacia – Santo Ângelo

Com grande área de abrangência, a região conta com 85 municípios. Juntos, eles contabilizam 157,4 mil veículos que já estão com a informação de quitação do IPVA, o que equivale a 49,06%. No topo da lista está Cândido Godói, com 72,96%, seguida por Salvador das Missões, São José do Inhacorá, Campina das Missões e São Pedro do Butiá.

 

10ª Delegacia – Taquara

Os 36 municípios da região somam, juntos, 107 mil veículos com o imposto pago (40,19%). Picada Café registra 63,64%. Na sequência, estão Nova Petrópolis, Riozinho, Rolante e Itati.

 

11ª Delegacia – Uruguaiana

O percentual de quitação do imposto na região, que conta com oito municípios, é de 36,12% - são 34,4 mil veículos em dia. No topo da lista, está Manoel Viana, com 40,98%, seguida por São Borja, Alegrete, Itaqui e Maçambará.

 

12ª Delegacia – Bagé

Os 12 municípios da área de abrangência contabilizam 48 mil veículos com o IPVA quitado (39,36%). Lavras do Sul registra o maior percentual, de 46,94%. Em seguida, estão Pinheiro Machado, Dom Pedrito, Aceguá e Rosário do Sul.

 

13ª Delegacia – Lajeado

Os 42 municípios da região somam, juntos, 99,3 mil veículos com o imposto em dia, o que equivale a 56,96% do total. Dentre as áreas de abrangência, é a que registra o maior percentual do Rio Grande do Sul. O maior índice é de Forquetinha, com 76,83%, seguida por União da Serra, Sério, Canudos do Vale e Travesseiro.

 

14ª Delegacia – Erechim

Com 37 municípios, a região contabiliza 52,4 mil veículos com o registro do IPVA pago, o que corresponde a 52,68%. No topo da lista, está Três Arroios, com 68,33%, seguida por Charrua, Gaurama, Mariano Moro e Cruzaltense.

 

Texto: Bibiana Dihl/Ascom Sefaz

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda