Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Sefaz alerta para alteração temporária na geração do QR Code para pagamento do IPVA 2024 via Pix
RSS
Notícias
Publicação:

Sefaz alerta para alteração temporária na geração do QR Code para pagamento do IPVA 2024 via Pix

-
- - Foto: Arte: Kelin Ströher/Ascom Sefaz

Por enquanto, geração do código está sendo feita pelo site do Detran, com autenticação pelo login gov.br

 

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual (RE), alerta os contribuintes para uma alteração temporária no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024. A partir de agora, só é possível gerar o QR Code para pagamento por Pix no site do Detran-RS, usando a autenticação pelo login gov.br.

O site da Receita Estadual e o aplicativo do IPVA, assim como os canais de atendimento da RE, já estão avisando os contribuintes sobre a mudança e direcionando para o site do Detran. A medida foi tomada por questões de segurança, para evitar possíveis golpes, e vale também para o pagamento da taxa de licenciamento e de multas, além de consultas e quitação do IPVA de anos anteriores.

O Pix está disponível em mais de 760 instituições e é usado tanto para quem aderiu ao parcelamento quanto para quem quer pagar em cota única. As pessoas que não tiverem login gov.br devem fazer o cadastro ou procurar a rede credenciada para que consigam pagar o imposto: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal.

No mês de março, o desconto é de 1% no pagamento do IPVA 2024, tanto para a quitação integral quanto para a parcela. A redução máxima no mês pode chegar a 20,8%, considerando os descontos de Bom Motorista e de Bom Cidadão. O prazo para aderir ao parcelamento já terminou. A data de vencimento por placa se encerra em abril.

 

Cuidado com golpes

A Receita Estadual pede para que os contribuintes fiquem atentos para endereços falsos e golpes na internet. O governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA. Os sites verdadeiros para geração do QR Code estão no domínio rs.gov.br. É importante também que os motoristas estejam atentos ao beneficiário do Pix, que terá os seguintes dados:

Nome: Ipva Sefaz/RS

CPF/CNPJ: 87.958.674/0001-81

Instituição: Bco do Estado do RS S.A

Endereço: Av. Mauá, 1155 – Centro Histórico – Porto Alegre – RS – 90030080

Bco do Estado do RS S.A.

 

Texto: Bibiana Dihl/Ascom Sefaz

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda