Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Servidores e pensionistas do Estado já podem acessar o Comprovante de Rendimentos 2023
RSS
Notícias
Publicação:

Servidores e pensionistas do Estado já podem acessar o Comprovante de Rendimentos 2023

-
- - Foto: -

O Tesouro do Estado disponibilizou nesta segunda-feira (4) o comprovante de rendimentos de servidores estaduais ativos e inativos referente ao exercício de 2023. A liberação do documento, a ser utilizado na Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte 2024 (DIRPF 2024), antecede em mais de 10 dias o início do período para a entrega da prestação de contas à Receita Federal, proporcionando mais tranquilidade na organização das informações a serem encaminhadas.

A novidade é que neste ano foi criado um ambiente digital especialmente desenhado para o acesso rápido e seguro ao documento. O atendente virtual, disponível no site da SEFAZ RS, permite a emissão, utilizando a autenticação do Gov.BR.  A adoção desse novo canal, bem como a exigência de cadastro no portal Gov.br, reflete o compromisso do Tesouro do Estado com a inovação e com o sigilo dos dados dos servidores.

O Comprovante de Rendimentos é importante para que os servidores e pensionistas possam prestar contas junto à Receita Federal na Declaração do Imposto de Renda. P

Confira todos os canais para obter o comprovante de rendimentos:

1 - No APP Servidor RS:

Para servidores ativos, inativos, desligados e exonerados estão disponíveis os comprovantes de rendimentos dos últimos 5 anos. Para acessar o APP do Servidor RS é necessário cadastro no Portal GOV.BR. Após o cadastro, baixar o aplicativo no celular:

• Em Smartphone Android, baixar o APP do Servidor RS pela Google Play

• Em iPhone ou iPad, baixar o APP do Servidor RS pela Apple Store

• No computador pessoal, digite http://app.servidor.rs.gov.br

 

2 – Atendente Virtual:

Para servidores ativos e inativos, o atendente virtual é encontrado no portal da Sefaz RS, na página do Tesouro do Estado, no canto inferior direito da tela. Para gerar o comprovante de rendimentos nesse canal, servidores ativos e inativos precisam selecionar o serviço “Comp. Rendimentos ano 2023”. O documento é fornecido mediante autenticação no Gov.br.

 

3 – Portal do Servidor:

Através do Portal do Servidor, no endereço www.servidor.rs.gov.br, encontra-se acesso ao comprovante de rendimentos na coluna SERVIÇOS GERAIS da página inicial do Portal. 

O servidor que tiver dificuldade no acesso ao comprovante deve contatar o RH da Secretaria de origem. O contato está disponível clicando aqui.


4 - Fale Conosco no site do Tesouro:

Servidores desligados e exonerados ou com pensões alimentícias, especiais e estatutárias (vitalícias) podem solicitar o documento através do site do Tesouro do Estado. Ao abrir a página, basta clicar em Fale Conosco (localizado no canto superior direito) e ao preencher o formulário disponível no tópicp “tipo de assunto” escolher a opção “emissão de documentos” e em “assunto” clicar em “Informa de Rendimentos”. Na descrição solicite o comprovante de rendimentos ano base 2023 e informe o CPF (anexar cópia de documento de identidade com foto e CPF).

 

5 - Fornecedores e prestadores de serviço

Fornecedores e prestadores de serviço podem acessar o documento no site da Sefaz por meio do link https://www.sefaz.rs.gov.br/afe/IRP-COM.aspx.

 

O período de entrega da DIRPF 2024 inicia no dia 15 de março e encerra em 31 de maio de 2024.

 

Texto: Tesouro do Estado/Ascom Sefaz

-

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda