Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Tesouro, Serpro, Procergs e UFRGS compartilham experiências de projetos inovadores com uso de dados públicos
RSS
Notícias
Publicação:

Tesouro, Serpro, Procergs e UFRGS compartilham experiências de projetos inovadores com uso de dados públicos

-
- - Foto: Bibiana Dihl/Ascom Sefaz

O Tesouro promoveu nessa segunda-feira (23), no Espaço Inovação, mais um encontro para impulsionar projetos de inovação no setor governamental. O Workshop sobre Inovação com Dados Públicos reuniu gestores do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), da Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e do Núcleo de Engenharia Organizacional da UFRGS, além de representantes das prefeituras de Porto Alegre e de Novo Hamburgo.

Na pauta, o compartilhamento de experiências, desafios e marcos legais e regulatórios que possam alavancar ações disruptivas no âmbito estatal. Um dos destaques do evento foi a apresentação do projeto Desenho de Novos Negócios com Dados Públicos, liderado pelo Tesouro em parceria com a Procergs e UFRGS. Desenvolvido dentro do Programa de Inovação do Tesouro (PIT), a iniciativa surgiu em 2021 e traz como ideia central a oferta de serviços inovadores e de alto valor agregado com uso de dados públicos do Estado.

Com investimento do Profisco II e acompanhamento do Conselho de Tecnologia da Informação do Estado, o projeto deu vida à plataforma digital Siga, que centraliza a oferta dos serviços ao mercado. Atualmente, está em prospecção e mapeamento de oportunidades para a criação de serviços com dados da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação. A primeira atividade de cocriação junto ao órgão foi realizada recentemente e, em breve, iniciará a fase de análise dos dados e do desenvolvimento dos serviços.

 

Ampliação do leque de serviços à sociedade

Para o subsecretário do Tesouro, Eduardo Lacher, a parceria que viabiliza os diferentes projetos do PIT é complexa, uma vez que reúne distintos segmentos e envolve diversos órgãos do governo. “O importante é ter clareza de que este não é um projeto do Tesouro ou da Sefaz, mas trata-se de uma ação de Estado”, sintetizou.

O diretor-presidente do Serpro, Alexandre de Amorim, que participou de forma virtual, reiterou a importância de reconhecer que as iniciativas pertencem à sociedade. “Para a equipe do Serpro, este evento é uma oportunidade para aprendermos com as exitosas experiências implantadas pelo governo gaúcho no uso assertivo de dados públicos”, enfatizou. 

De acordo com Karen Lopes, presidenta interina da Procergs, há três desafios nos projetos que a companhia executa no âmbito do PIT. “Temos o desafio legal, de buscar segurança jurídica e respeito à Lei Geral de Proteção de Dados. O desafio tecnológico, que encontra soluções já desenhadas na Procergs. E o maior dos desafios, que é o da modelagem adequada ao mercado. Por isso, fomos buscar a parceria da UFRGS”, assinalou.

Representando a UFRGS, esteve presente o diretor do Núcleo de Engenharia Organizacional da UFRGS, Alejandro Frank.

 

Texto: Tesouro do Estado/Ascom Sefaz

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda