Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Contribuição do Tesouro na criação de soluções em dados é tema de painel do South Summit
RSS
Notícias
Publicação:

Contribuição do Tesouro na criação de soluções em dados é tema de painel do South Summit

Contribuição do Tesouro na criação de soluções em dados é tema de painel do South Summit
Contribuição do Tesouro na criação de soluções em dados é tema de painel do South Summit - Foto: Robson Nunes/Ascom Sefaz

Bate-papo reforçou o papel da análise de informações na condução assertiva de políticas públicas do governo estadual

O subsecretário do Tesouro do Estado, Eduardo Lacher, foi um dos integrantes do painel sobre o impacto do uso de dados públicos na execução de políticas públicas, promovido nessa quinta-feira (30/3), no South Summit.

Mediado pela diretora da Procergs, Karen Lopes, e com participação da secretária de Educação, Raquel Teixeira, e do fundador do Instituto Capra, Ricardo Capra, o bate-papo jogou luz sobre o papel da análise de informações na condução assertiva de projetos do governo estadual e projetou a ampliação do acesso à cultura analítica para as próximas gerações.

De acordo com Lacher, a experiência do Tesouro com a exploração da utilidade dos dados surgiu da inquietação da equipe de servidores, que visualizou no arcabouço de informações públicas uma forma de amparar cientificamente as decisões e de oferecer soluções para a sociedade. “A cultura da ciência de dados na Sefaz se baseia no desenvolvimento de pessoas, tendo como norte o uso das tecnologias para promover políticas públicas com evidências fornecidas por informações”, avalia.

Na ocasião, o gestor fazendário citou como exemplo de inovação no uso de dados o Serviços de Informações Gaúchas (SIGa), lançado nesta semana, no South Summit. Idealizado no primeiro ciclo do Programa de Inovação do Tesouro (PIT), o SIGa é uma ferramenta pioneira na oferta de soluções personalizadas à sociedade com a utilização segura de dados governamentais. Desenvolvida em parceria com a Procergs, a plataforma será um marketplace de serviços que ajudarão a alavancar o desenvolvimento econômico do Estado.

Lacher também citou o Preço de Referência da Nota Fiscal Eletrônica, outra ferramenta criada no Tesouro que transforma dados de transações comerciais em instrumento de controle e qualidade do gasto público. O algoritmo, inclusive, foi objeto de artigo publicado nesta semana pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O paper mostra, com evidências estatística, o efeito econômico que a plataforma produziu sobre as compras de medicamentos da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

“Nosso desafio diário e conseguir transformar os registros administrativos em dados úteis, para que eles sirvam de ferramenta para o crescimento e desenvolvimento do Estado. Para isso se concretizar, precisamos atuar ao lado das universidades, da sociedade civil e do setor privado, que são parceiros fundamentais nessa construção”, afirma.

Texto: Ascom Sefaz

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda