Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Nova gestão da Cage inicia ciclo de reuniões com gestores da Administração Estadual
RSS
Notícias
Publicação:

Nova gestão da Cage inicia ciclo de reuniões com gestores da Administração Estadual

-
- - Foto: Divulgação Sefaz/CAGE

Visita ao vice-governador marca o início do ciclo de reuniões com gestores públicos

-

Foto: Joel Vargas/Gabinete vice-governador

 

A visita institucional ao vice-governador do Estado, Gabriel Souza, assinalou o início de uma série de reuniões que a nova gestão da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) fará aos gestores da Administração Estadual. Nesta primeira agenda com o Executivo, o contador e auditor-geral do Estado, Carlos Geminiano Rocha Rodrigues, recém designado ao cargo, e seu adjunto para Assuntos de Auditoria, Jociê Rocha Pereira, apresentaram a equipe da Seccional da Cage junto ao Gabinete do vice-governador, e o controle preventivo desempenhado pela unidade. Além disso, alguns dos principais produtos de iniciativa do Órgão foram destacados, dentre eles: o Portal Transparência RS, o sistema Cage Gerencial, o Sistema de Controle de Programa de Integridade (SCPI) e; o Manual de Orientação do Gestor Público.

Na ocasião, Carlos Geminiano reiterou o compromisso permanente da Cage com a qualificação da gestão pública para a realização dos seus objetivos em benefício da sociedade gaúcha. “Neste novo ciclo, a Cage atuará precipuamente como órgão orientador e direcionador da boa gestão dos recursos públicos."

Após ouvir os representantes da Cage, o vice-governador falou sobre os Projetos Estratégicos do Governo do Estado, que serão conduzidos pelo futuro Gabinete de Projetos Especiais, sob a sua coordenação. Como são propostas transversais, a articulação poderá envolver mais de uma Secretaria de Estado e repercutir nas 17 Seccionais, vinculadas à Divisão de Controle da Administração Direta (DCD), que atendem às respectivas pastas. Os profissionais, incluindo as equipes de outras divisões da Cage, irão atuar no auxílio de gestores públicos para tomada da melhor decisão em benefício da Administração e da sociedade. Dessa forma, destacou Jociê, "é importante a proximidade da Cage com a gestão, para o atingimento das políticas públicas de interesse do Governo".

Gabriel Souza parabenizou a indicação de um membro da carreira de auditor do Estado para o cargo de titular da Cage. "A ascensão inédita valoriza esta categoria tão importante para o controle dos gastos públicos e para integridade da gestão pública estadual". Ele reforçou ainda a importância da Cage na orientação e na condução de gestores para que observem e cumpram os dispositivos legais do controle interno, nos âmbitos estadual e federal. O vice-governador disse ainda que o Gabinete, como órgão submetido à aferição e auditagem da Cage, vai seguir as diretrizes com rigor. "Vou ler com atenção o Manual de Orientação do Gestor Público, elaborado pela Cage, e transmitir a minha equipe para que possamos ter uma relação boa e produtiva, que resulte em bons serviços prestados à população gaúcha", concluiu Gabriel Souza.

 


Cage entrega ao vice-governador a versão digital do Manual de Orientação do Gestor Público

-

Foto: Joel Vargas/Gabinete vice-governador

Também integraram a comitiva da Cage, o auditor do Estado Eneias Christiano Ceneviva Eler e o auditor-fiscal da Receita Estadual Marcio Marczwski da Silva, ambos da Seccional da Cage junto ao Gabinete do vice-governador.

 

 

Visita de cortesia de Comitiva da Cage ao secretário Giovane Feltes

-Foto: divulgação CAGE

Em outra agenda, a comitiva da Cage formada pelo contador e auditor-geral do Estado adjunto para Assuntos de auditoria, Jociê Rocha Pereira, e pelos auditores do Estado (AEs) e técnicos tributários da Receita Estadual (TTREs) que atuam na Seccional junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, foi recebida pelo secretário da Agricultura, Giovane Feltes, e equipe diretiva do órgão. O objetivo principal do encontro: alinhar o planejamento da Cage para 2023 com as prioridades da Secretaria.

Depois de uma breve apresentação sobre os objetivos da Cage, o AE Ricardo Santiago, coordenador da Seccional, destacou que os apontamentos dos AEs têm caráter preventivo. “Atuamos como facilitadores junto aos gestores.” Jociê completou, reforçando a ação das 17 Seccionais da Cage no sentido de contribuir com a construção de políticas públicas.

O secretário Giovane Feltes reconheceu a participação do órgão. “A Cage ocupa um papel bastante importante para os gestores. É um órgão que ajuda a construir alternativas para determinadas situações, com a total observância da lei”, declarou.

Por parte da Seccional da Cage, participaram da reunião ainda o AE Robert Henry Bartlett e o TTRE Bryann Damasceno. Da Secretaria da Agricultura, estavam presentes Márcia Rochele dos Santos Schroeder, diretora Administrativa, Beatriz Gaspar Fagundes, diretora Geral, e Carolina Scapin, diretora Financeira.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda