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APP Servidor RS promove oficina de experiência do usuário

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- - Foto: Divulgação/Sefaz-Tesouro do Estado

Um ambiente livre e seguro para expressar opiniões, diversidade de perfis para representar o universo de servidores do Estado e uma metodologia que permita criar e materializar ideias. Este foi o ambiente da Oficina de experiência do usuário (UX) do aplicativo Servidor RS, que aconteceu nesta segunda e terça-feira, 25 e 26, no CAFF working. A atividade foi promovida pela Tesouro do Estado da Secretaria da Fazenda e Procergs, com o envolvimento de diversos parceiros como Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria da Educação, Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, Secretaria de Comunicação e Secretaria de Saúde. Participaram 13 servidores ativos, inativos e pensionistas, com idade entre 30 e 65 anos.

A responsabilidade dos participantes estava em evoluir no uso de uma ferramenta que já registra números grandiosos: mais de 1,5 milhão de interações até agora e 42 mil usuários. A cocriação e a escuta dos usuários está no DNA da tecnologia que desde sua idealização em 2019 foi pensada nesses moldes para se consolidar como um canal eficaz de comunicação, informações e diálogo com os servidores. Esta oficina faz parte da Fase 2 do App, que teve início neste ano a partir da assinatura do contrato entre a Secretaria da Fazenda e PROCERGS para desenvolvimento do App.

 

O passo a passo da jornada

A atividade se dividiu em três grandes fases: levantamento de necessidades, ideação e prototipação, realizadas numa jornada de 11 passos. Após as falas de abertura e os primeiros passos para alinhar os participantes, com regras e combinações, todos foram convidados a se apresentar e a formular os “slogans” das suas vidas. Surgiram vários slogans interessantes como “vem ser feliz”, “o importante é evoluir”, “200 batimentos por minuto”, “É preciso saber viver”, revelando a disposição e os propósitos dos participantes

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A oficina seguiu com a experimentação “in loco” do App, quando os servidores que não conheciam o aplicativo baixaram a ferramenta e relataram as facilidades ou dificuldades, problemas, inconsistências no login e no uso. A partir de então surgiram ideias, insights e sugestões que nortearam o trabalho da Ideação e foram depositadas na galeria da Oficina. A programação se seguiu com o Lightning talks, no qual o técnico Marcelo Rezende, da Procergs, fez uma palestra sobre inovação, explicando como o usuário se comporta diante de um aplicativo e focando em formas e ferramentas para auxiliar nos próximos passos. “Um alinhamento com os participantes sobre como podemos melhorar a experiência das pessoas no uso de produtos e serviços, através do entendimento de como essas pessoas pensam e agem, e de como a tecnologia pode impactar positivamente nessas experiências", explicou Rezende.

Na sequência, os participantes foram divididos em grupos para pensar e criar soluções para os problemas identificados e para pensar em suas próprias necessidades, nas necessidades de suas categorias e nas necessidades de todos os servidores. O próximo passo foi idealizar respostas aos questionamentos e concretizar ideias para nortear a prototipação que será feita pela Procergs.  Na etapa de cocriação, os grupos intercambiaram ideias aprimorando-as com novos insigths. No último passo da oficina teve o “Mapa de calor”, no qual os servidores priorizaram suas próprias ideias e sugestões para a implementação. Tudo foi registrado pelo artista da Procergs, Marcos Fallavena, em um criativo mural que desenhou figurativamente toda a jornada do servidor em tempo real. 

“A gente tem uma relação de carinho com o app, acreditamos na ferramenta e a gente tem certeza que saímos desta oficina com um app ainda melhor. Ele é bom, mas as ideias e críticas que surgiram vão torná-lo ainda melhor. Obrigado pelo tempo e dedicação de cada um”, destacou o subsecretário do Tesouro, Eduardo Lacher.

Iracema Keila Castelo Branco, Subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP/SPGG) enfatizou que a secretaria é parceira desde um primeiro momento porque buscam estar presentes no desenvolvimento de iniciativas que melhorem a atenção ao servidor. O App Servidor RS é uma ferramenta essencial para os servidores do Estado pois tem o intuito de fornecer funcionalidades que facilitem a vida de todos. A oficina realizada a fim de recolher e registrar informações sobre a experiência dos usuários com o App para que, posteriormente e aos poucos, as ideias possam ser implementadas, conforme disponibilidade orçamentária, foi de extrema importância”, completa.

Para Karen Lopes, Diretora de soluções digitais da PROCERGS, são três questões importantes para destacar: “a palavra-chave é usuário no centro, a criatividade deve estar à flor da pele e sempre nos pautamos pela colaboração, pela cocriação em conjunto”.

Em maio haverá novo encontro para validar os avanços produzidos nas funcionalidades e uso do App.

 

Texto: Tesouro do Estado/ Ascom Sefaz

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