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APP Servidor RS entra na fase 2 com novos desafios

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Até o momento, mais de 1 milhão de interações foram registradas na aplicação - Foto: Divulgação/Sefaz-Tesouro do Estado

Os números do App Servidor RS são grandiosos (mais de 1 milhão de interações até agora), mas a ambição é maior ainda: ser “Top Of Mind” dos aplicativos no setor público. Para que esse propósito aconteça, foi promovida pelo Tesouro do Estado, na última quinta-feira (3/2), a abertura da Fase 2 App Servidor RS, em um evento híbrido, com convidados virtuais e presenciais na Procergs.

A data marca a assinatura do contrato entre a Secretaria da Fazenda e a Procergs Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação para análise, desenvolvimento e manutenção do software na modalidade de aplicativo mobile, bem como a armazenagem e a gestão dos bancos de dados relativos ao respectivo software. Para além dos números, esse investimento e as metas correspondentes foram delineados no encontro, de modo a projetar as aspirações, as inovações tecnológicas e os avanços na prestação de serviços desenhados para atender e incluir a cidadania.

Esses foram aspectos abordados na palestra de abertura pela mestre em design estratégico e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Inovação, Design e Estratégia da ESPM- SP, Carla Link. Para ela, que desenvolve projetos de inovação social a partir do design baseado na colaboração entre governos e cidadãos, é sempre um desafio pensar na digitalização de serviços públicos. “Isso porque atingem um público amplo de usuários e usuárias e por serem agregadores de soluções de diferentes órgãos e instituições em um mesmo canal. Nesses casos, é muito importante simplificar ao máximo a experiência, para deixar muito claro o benefício de utilizar esse canal, e agilidade para acompanhar como está sendo a experiência, o que está dando certo e o que pode ser melhorado”, destaca.

Nessa mesma linha, o subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Jatene, exalta que o novo formato de comunicação, ao acessar ferramentas tecnológicas, permite derrubar algumas barreiras burocráticas. Para Jatene isso deve ser feito de modo mais acelerado, ainda que o feito seja melhor que o perfeito, é importante agilizar a implantação, buscando inspiração para desenvolver serviços com capricho em design gráfico, navegabilidade e segurança. “ É um fator muito significativo poder se relacionar com grupos específicos de servidores, oferecendo uma experiência e uma atenção mais personalizada”, exemplifica. O subsecretário lançou o desafio que deu o tom das equipes no encontro: “Até o final do ano queremos que mais da metade dos servidores do Estado tenham o nosso App no seu mobile”.

O Presidente da Procergs, José Leal, destacou a importância do App para o Governo e a relevância de ouvir as partes interessadas. Nesse sentido, fez uma forte defesa do processo de inovação aberta.

Milton Costa e Cristiane Ligabue Chemello são os gerentes do projeto no Tesouro e na Procergs, respectivamente. De acordo com Milton, a gestão do APP foi recebida como um presente. “Tem sido muito enriquecedor fazer parte desse time. É importante ter em mente que o nosso produto já está no ar. Estamos entrando em uma nova fase, avançando, mas reconhecendo que que já passamos por uma etapa muito importante. Nesta etapa, é crucial sabermos fazer as perguntas certas. Que mudanças são essas que vamos entregar e como isso vai construir um novo cidadão/servidor”?

Cristiane destacou que estão previstas pelo menos sete entregas para os próximos oito meses. “Temos essa primeira fase de trabalhar login gov.br para autenticação e usabilidade, temos ainda um novo serviço a ser entregue, que é o Teletrabalho. Com regras e papéis bem definidos, já podemos dizer que o jogo começa”.

 

O primeiro APP a gente nunca esquece!

Eduardo Lacher, subsecretário adjunto do Tesouro, anunciou na fala de encerramento que estava se dirigindo especialmente à equipe, por um motivo simples, foram os envolvidos desde a primeira reunião que conseguiram construir um aplicativo. “E o primeiro APP a gente não esquece!”. Liderando o projeto desde o primeiro momento, Lacher enfatizou como tudo que foi construído é valorizado, e por isso mesmo o desafio desta primeira fase se torna ainda maior e mais atraente. “Se a gente quer ser top of mind,  precisamos agir como uma start up. É difícil, mas é o caminho. Nos tornaremos o melhor APP do serviço púbico no país se formos capazes de ter essa agilidade. Hoje esta start up ganhou seu primeiro milhão. As 30 pessoas que estão envolvidas aqui precisam agir para que  o APP faça parte da rotina, seja relevante, para nossos mais de 1,2  milhão de usuários em potencial” .

Karen Lopes, diretora da Procergs e uma das patrocinadoras do APP, desde o início fez uma fala emocionada: “Foram muitas horas até chegar aqui. Agradecemos a confiança de terem escolhido a Procergs, e posso garantir que nosso time está à altura do desafio”.

 

Texto: Tesouro do Estado/Ascom Sefaz

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