Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Prova de vida para inativos e pensionistas segue suspensa até 31 de março
RSS
Notícias
Publicação:

Prova de vida para inativos e pensionistas segue suspensa até 31 de março

-
A realização de prova de vida para os pensionistas e inativos já estava suspensa desde 2020 e foi novamente prorrogada até março de 2022. - Foto: Sefaz / Ascom

Inativos e pensionistas aniversariantes em janeiro, fevereiro
e março de 2022 terão renovação automática

 

Os pensionistas, aposentados e militares inativos do Estado seguirão dispensados da prova de vida até o dia 31 de março de 2022, sem prejuízo dos seus benefícios.

Diversos órgãos estão trabalhando em novas soluções para facilitar o processo a partir de abril e evitar que haja grande procura por atendimentos presenciais neste período em que ainda haverá restrições causadas pela pandemia.

A realização de prova de vida para os pensionistas e inativos vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Rio Grande do Sul (RPPS/RS) já estava suspensa desde 2020 e foi novamente prorrogada até março de 2022, conforme alteração prevista na Instrução Normativa IPE Prev nº 17/21, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 21 de dezembro de 2021.

 

Estado terá prova de vida por reconhecimento facial para pensionistas

O Estado está desenvolvendo uma nova tecnologia para evitar a necessidade de prova de vida presencial no futuro. Ação conjunta que envolve Procergs, IPE-Prev, Secretaria da Fazenda e Planejamento, Orçamento e Gestão desenvolveu ferramenta para a realização de prova de vida por meio de reconhecimento facial, disponível no App Servidor RS.

A partir do dia 5 de janeiro, a realização de prova de vida por reconhecimento facial será uma opção para os pensionistas que aniversariam em janeiro e desejem testar essa nova modalidade. Nesse caso, o recadastramento é opcional, pois estará em fase de testes do sistema.

O pensionista que não optar por testar a prova de vida pelo APP Servidor nos meses de janeiro, fevereiro ou março seguirá com sua situação regular, não tendo seu pagamento suspenso.

 

Quem pode fazer reconhecimento por biometria facial:

Para fazer a renovação da prova de vida por reconhecimento de biometria facial, é preciso ser pensionista e baixar o APP Servidor RS.

  • Um pré-requisito para o pensionista estar apto a realizar o recadastramento pelo APP Servidor RS é que seu benefício esteja ativo. A prova de vida está liberada para todos os graus de dependência, exceto para pensionista estudante. Também é preciso ter foto digital no Instituto-Geral de Perícias.

 

Como usar o APP Servidor RS:

  • Baixar/acessar o APP Servidor RS. É preciso usar celular o tablet com sistema operacional Android.
  • Realizar login pelo Gov.BR
  • Concordar com o termo de uso
  • Atualizar os dados (opcional)
  • Permitir acesso a fotos e vídeos pelo celular
  • Realizar a validação facial
  • Conferir o comprovante do recadastramento

 

Dúvidas:

 

Texto: Sefaz / Ascom

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda