Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Tesouro apresenta Programa de inovação em evento do Estado
RSS
Notícias
Publicação:

Tesouro apresenta Programa de inovação em evento do Estado

-
Programa de Inovação do Tesouro do Estado (PIT) foi apresentado noEvento Anual Inova RS - Foto: Foto: Divulgação Ascom/Tesouro do Estado

PIT foi um dos destaques da programação do Evento Anual Inova RS que ocorreu nesta terça-feira (30/11)

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (SICT) promoveu nesta terça-feira (30/11), o Evento Anual Inova RS, que tem como objetivo dar visibilidade a projetos que estão sendo desenvolvidos para impulsionar a inovação tecnológica nos oito Ecossistemas Regionais de Inovação do Estado.

Entre os projetos inovadores apresentados está o Programa de Inovação do Tesouro do Estado (PIT) que tem como objetivos agregar valor na prestação dos serviços do Tesouro aos seus públicos prioritários e elevar a cultura de inovação nos ambientes com os quais o Tesouro se relaciona.

Além de diversos órgãos do executivo estadual, o PIT é desenvolvido de forma colaborativa com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), a Universidade Federal do RS (UFRGS), a Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), Pacto Alegre e Procergs.

-Subsecretário do Tesouro, Bruno Jatene. Reprodução.

Os projetos são financiados pelo PROFISCO II e para 2022 o financiamento total previsto para o PIT é de R$ 6.050.000. O Subsecretário do Tesouro, Bruno Jatene, destaca o esforço e o desafio das equipes para buscar soluções inovadoras e ágeis visando à melhoria dos serviços e das políticas públicas em benefício a todos os cidadãos gaúchos. “A proposta é olhar o problema antes da ferramenta e lembrar sempre que quem faz a diferença são as pessoas”.

O Subsecretário Adjunto do Tesouro Eduardo Lacher, lembrou que o grande diferencial do PIT é a parceria com o ambiente acadêmico e o desafio de fazer inovações sustentáveis que repercutam na vida do cidadão e das instituições públicas.

-Subsecretário Adjunto do Tesouro Eduardo Lacher. Reprodução.


Conheça alguns projetos do Programa de Inovação do Tesouro:

App ServidorRS: É um aplicativo desenvolvido para o que o servidor do Estado possa acessar seus dados funcionais e receba informações, como por exemplo, contracheque e data de pagamentos.  A Diretora de Soluções Digitais Procergs Karen Lopes, explicou que o projeto começou há pouco mais de um ano no laboratório de Inovação da Procergs com uma primeira oficina utilizando técnicas Ágeis e Designer Thinking. A proposta foi de pensar nas dificuldades reais do servidor e pensar soluções inovadoras. “Sabemos que a inovação é um caminho sem volta e o Tesouro prova com esse programa que é um agente que pode colaborar, contribuir e pensar novas formas de fazer a gestão do caminho público”.

MPA Inovação e o Novo Setor Público: É um curso com uma série de inovações desde a modelagem: disciplinas, todo conteúdo e metodologia foram embasados em entrevistas com gestores do Tesouro e também em cursos oferecidos internacionalmente reconhecidos além de laboratórios de conhecimento onde são discutidos conteúdos de forma a conectar a discussão em sala de aula com a prática dos servidores na Secretaria da Fazenda. “Outro ponto importante, é que o curso é oferecido no escopo da Aliança pela Inovação assim PUC, UFRGS e UNISINOS estão trabalhando juntas para oferecer um curso com conteúdos de ponta e professores selecionados de maneira muito específica como experts e pesquisadores nos conteúdos apresentados”, ressalta Edimara Luciano, Professora Titular da Escola de Negócios da PUCRS e Coordenadora do MPA Inovação e o Novo Setor Público.

Central de Informações: O projeto prevê que uma vez inscritos e armazenados os dados do servidor, não seja necessário reapresentá-los em diferentes instâncias ou órgãos do governo. “A ideia centralizar, eliminar retrabalho e reposição de processos além de promover mais fidedignidade das informações”, destaca Rodrigo Righi, Consultor do Projeto Central de Informações dos Servidores e professor da Unisinos, Pós-doutor em Computação. O projeto tem extensão de 19 meses e tem como pilares análise dos processos e parte tecnológica.

Modelos de Avaliação da Estrutura Produtiva: Se baseia em um conjunto de tabelas e conteúdos multiplicadores que permite mostrar as interrelações entre as economias do Estado, ou seja, como um setor se relaciona com outro. A proposta é fazer uma matriz que reflita a realidade do Estado. “A ideia é uma matriz detalhada e adequada para que possamos compreender a realidade do Estado segregando as despesas públicas por esfera de governo. Isso vai permitir que qualquer investimento novo, empresas que querem se instalar e as já instaladas e o próprio governo compreendam o cenário em que estão inseridas e que possamos calcular o impacto deles nos gastos correntes do Estado e também nos investimentos”, afirma Marcos Antônio Bosio, chefe da Divisão de Estudos Econômicos e Fiscais e Qualidade do Gasto (DEQG) do Tesouro do Estado.

Monetização de Dados: Visa desenvolver novos modelos de negócios utilizando os dados que o governo gera a partir de processos e atividades junto à sociedade para criar novas fontes de receita e oferecer sustentabilidade ao governo e aproveitando os dados também para trazer novas soluções a sociedade. “O desafio final é gerar um modelo de referência que permita que a monetização de dados seja útil para o governo gaúcho e que seja replicável para que outros estados sigam esse modelo e continuem esse caminho”, ressalta Alejandro G. Frank, Professor Engenharia de Produção, UFRGS e Diretor do Núcleo de Eng. Organizacional UFRGS (NEO-UFRGS).

 

Sobre o Inova RS

Em 2030, o Rio Grande do Sul será referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local. Esse é o propósito do Inova RS, programa estadual que, há dois anos, orienta e embasa as ações da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).

O Inova RS visa a incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, academia, setor empresarial e governo, propondo a construção de uma agenda comum entre os atores dos ecossistemas de inovação das oito regiões do Estado. O foco é estimular o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do Estado e torná-lo capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento.

Estão na coordenação do Programa: o secretário adjunto da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, Ricardo Bastos; o subsecretário adjunto do Tesouro do Estado, Eduardo Lacher; Sabrina Pojo, representando a UFRGS; Edimara Luciano, representando a PUCRS; Gisele Spricigo e Juliana Suzin, da Unisinos; e Luis Carlos, da Pacto Alegre;

O programa Inova RS vem sendo consolidado em oito ecossistemas regionais de inovação do Estado - Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Vales; Noroeste e Missões; Produção e Norte e Serra e Hortênsias -, a partir da atuação interconectada da sociedade civil organizada e dos setores empresarial, acadêmico e governamental. As ações em andamento nas macrorregiões visam a articulação e construção de projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social do Estado, com base na definição de prioridades e oportunidades locais, valorizando os ativos e potenciais regionais. 

 

Texto: Ascom/Tesouro do Estado, com informações SICT

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda