Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Cage representa o Governo do Estado em evento internacional de Contabilidade
RSS
Notícias
Publicação:

Cage representa o Governo do Estado em evento internacional de Contabilidade

-
Rogerio da Silva Meira, Contador e auditor-geral do RS, na 18ª Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul. - Foto: Sefaz / Cage

O contador e auditor-geral do RS, Rogerio da Silva Meira, representou o Governo do Estado na abertura da 34ª Conferência Interamericana de Contabilidade e 18ª Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul. Os eventos simultâneos reuniram autoridades e nomes da área da contabilidade nacional e internacional, nesta terça-feira (19), no auditório da PUCRS, com a presença de público e também com transmissão ao vivo pelo hotsite.

Meira destacou em seu discurso o avanço do Estado na imunização da população contra a Covid-19. Segundo o último levantamento, 71% da população adulta está com o esquema vacinal completo, o que corresponde a mais de 56% da população residente no Estado. "Desde que a epidemia causada pela Covid-19 se tornou uma ameaça global, diversas medidas governamentais, neste Estado, têm sido criteriosamente planejadas e adotadas para a sua prevenção e enfrentamento, de modo que tivéssemos a devida proteção da nossa sociedade e da sua economia".

Foi nesse cenário que a Administração, ainda que muito mobilizada para o estudo, discussão e implementação das referidas medidas, prosseguiu cumprindo com a sua agenda de políticas públicas, tendo obtido "conquistas inéditas, em praticamente todas as suas áreas de atuação". Muitas delas oportunizadas, segundo Meira, "pelas reformas administrativa, previdenciária e tributária realizadas, bem como pelo programa de concessões e privatizações, consideradas como importantes passos dados rumo à uma condição de sustentabilidade fiscal do Estado".

Também foram destacados na fala do titular da Cage as realizações do Estado nas áreas da ciência, tecnologia e inovação. Além da edição, em maio deste ano, da Lei Complementar nº 15.639, que estabeleceu uma série de medidas de incentivo, nas esferas privada e pública, e instituiu o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Governo anunciou investimentos de R$ 112 milhões, por meio do programa Avançar na Inovação. Até o final de 2022, os recursos serão aplicados pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, na Fundação de Amparo à Pesquisa, e na Universidade Estadual. "Isso representa o maior aporte de recursos próprios do Tesouro nessa área dos últimos 10 anos", disse o contador e auditor-geral, que ainda manifestou satisfação em ver o Estado na 1ª colocação no pilar inovação no Ranking de Competitividade dos Estados 2021, e pela confirmação de Porto Alegre como sede da edição 2022 da South Summit, maior feira de tecnologia, inovação e empreendedorismo do sul da Europa.

"Ressalto, também, que a administração estadual, por meio da Cage, vem desenvolvendo continuamente ações para a plena adoção das normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público, bem como da Estrutura Internacional de Práticas Profissionais da Auditoria Interna. Além de, efetivamente, contribuir com os Conselhos Estadual e Federal de Contabilidade para a formulação de boas práticas contábeis, bem como para a disseminação de conhecimento", concluiu Meira.

A realização dos eventos é da Associação Interamericana de Contabilidade, Conselhos Federal e Regional de Contabilidade e Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul. São 21 países envolvidos e mais de 1 milhão de profissionais da Contabilidade representados. Até o encerramento dessa edição, em 22 de outubro, serão 24 horas de atividades em um evento único.

 

Texto: Ascom Sefaz/Cage

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda