Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Auditor da Cage ministra curso sobre investigação de crimes licitatórios e fraudes contábeis para agentes da Polícia Civil
RSS
Notícias
Publicação:

Auditor da Cage ministra curso sobre investigação de crimes licitatórios e fraudes contábeis para agentes da Polícia Civil

-
Na foto, o auditor Rodrigo Moreira Machado e os diretores da Acadepol e DCCOR/DEIC - Foto: Divulgação/Polícia Civil

Aproximadamente 25 servidores da Polícia Civil prestigiaram, na última quarta-feira (6/10), curso sobre a Investigação de Crimes licitatórios e sobre os Aspectos Contábeis na Lavagem de Dinheiro, ministrado pelo auditor do Estado, Rodrigo Moreira Machado, da Divisão de Controle da Administração Indireta da Cage.

Realizado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), na sua sede, em Porto Alegre, o treinamento, planejado em conjunto com a Divisão Estadual de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DCCOR/DEIC), da Polícia Civil do Estado, foi elaborado, segundo informou os organizadores, para oportunizar aos agentes da segurança pública o contato com ferramentas específicas para investigação de crimes licitatórios e de lavagem de dinheiro. Dentro do contexto das organizações criminosas, o curso abordou à descapitalização com recuperação de ativos.

As 10 horas-aula do curso ministrado pelo auditor Rodrigo Machado segue uma dinâmica que consiste, além da abordagem do conteúdo teórico, de análise e debate de casos concretos. Na primeira etapa, o programa do curso explorou os seguintes tópicos: Licitação; Fraude e erro; Formação de Preços de Vendas; Documentação comprobatória; e de Provas a serem recolhidas, todos temas vinculadosàInvestigação de Crimes Licitatórios. Já na segunda parte do treinamento, foram abordados temas referentes aos Aspectos Contábeis na Lavagem de Dinheiro, entre os quais, Ciência da Contabilidade; Principais demonstrações contábeis; Investigação de fraudes em contas do ativo; Investigação de fraudes em contas do passivo; Investigação de fraudes em contas do PL; eAnálise de demonstrações contábeis.

“O curso foi de grande valia para nossos policiais, que trabalham com o tema. A oportunidade serviu para, além do aprendizado obtido com a brilhante exposição do auditor Rodrigo Machado, estreitarmos ainda mais vínculos entre a Polícia Civil/Divisão Estadual de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro com a Cage, avaliou o diretor da Divisão Estadual de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro -DCCOR/DEIC, delegado Marcus Vinicius da Silva Viafore.

Também participaram do cursoos auditores do Estado, Francisco José Ferreira Gomes e Robert Henry Bartlett, ambos da DCI. Francisco parabenizou o colega Rodrigo Machado pela condução do treinamento, que, segundo ele, além de proporcionar conhecimentos adicionais para a melhoria do trabalho realizado pelos agentes da Polícia Civil, serviu também para oferecer uma noção quanto à complexidade das atividades desempenhadas pela Cage. De forma mais ampla, considerou Francisco, "o curso serviu para ratificar o nosso compromisso com o avanço no processo de atuação integrada entre a Cage e demais instituições públicas estaduais envolvidas na preservação do patrimônio público. Espero que a iniciativa seja fomentada por entender que está diretamente associada ao nosso propósito de qualificar a gestão pública para a realização dos seus objetivos em prol do bem-estar da sociedade gaúcha, bem como atende à nossa meta de cooperar com outras organizações para o alcance dos objetivos institucionais".

 

Texto: Ascom Sefaz/Cage

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda