Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Sefaz lança ferramenta para análise de conjuntura e auxílio na tomada de decisões
RSS
Notícias
Publicação:

Sefaz lança ferramenta para análise de conjuntura e auxílio na tomada de decisões

print da tela durante o evento virtual
- - Foto: Reprodução

A Secretaria da Fazenda lançou nesta quarta-feira (25/11) o Barômetro Fiscal, uma ferramenta para análise de cenários, compreensão da conjuntura econômica e auxílio na tomada de decisões. Desenvolvido pelas equipes da Divisão de Estudos Econômicos e Fiscais (DEQG) e Divisão de Tecnologia e Inovação (DTDI) do Tesouro do Estado, a tecnologia foi apresentada durante o bate-papo de finanças especial online “A conjuntura econômica no ano da pandemia e as expectativas para 2021”. O evento contou com a participação de profissionais e acadêmicos de diferentes Universidades e o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Conselho Regional de Economia do RS (Corecon-RS).

Na abertura do evento, o subsecretário do Tesouro, Bruno Jatene, enfatizou que a ferramenta que consta na carteira de projetos passou por um desenvolvimento minucioso com o apoio de uma equipe muito qualificada. “É também um elemento de transparência e qualificação do planejamento, auxiliando de modo técnico e mais preciso na tomada de decisão, na antecipação de movimentos, na melhor escolha que se refletirá em toda a sociedade gaúcha”, destacou.

O chefe da seção de Estudos Econômicos e Fiscais do Tesouro, Jacó Braatz, que fez a mediação no bate-papo de finanças, ressaltou o trabalho na busca de informações que estão disponíveis em registros administrativos mas que podem ser analisados e cruzados para apontar ações. “Com isso, buscamos dar ao gestor uma perspectiva em tempo real sobre as principais variáveis que possam impactar a arrecadação do estado e consequentemente os cenários fiscais”, afirmou.

Fernando Lara, da DEQG do Tesouro do Estado e coordenador do Barômetro Fiscal, explicou que “a ferramenta reúne as informações que permitem produzir cenários levando em consideração a análise de diversos índices". O nome Barômetro foi escolhido a partir de uma referência do economista holandês Jan Tinbergen, primeiro Prêmio Nobel de Ciências Econômicas, em seu livro "Desenvolvimento planejado" a algumas tentativas de construir "barômetros econômicos" por volta dos anos 1930.

Palestraram ainda no evento Julia Braga, da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), com “A análise do cenário econômico diante da crise Covid”; Alessandro Mielbach, do Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (IEPE-UFRGS), com o tema “Conjuntura econômica no RS”; Bruno Breyer Caldas, conselheiro do Corecon-RS, falando sobre “As finanças públicas nacionais e no RS e cenários para 2021”; e Marcelo de Oliveira Passos, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) que versou sobre a “Conjuntura Nacional”.

De acordo com o responsável técnico pelo desenvolvimento na DTDI, Agenor Canal, a equipe trabalhou para tornar o cruzamento de dados possível com a projeção dos cenários. O técnico tributário destaca ainda a parceria entre as áreas de negócio, no caso DEQG, e DTDI. “O trabalho visa criar soluções tecnológicas ágeis, inovadoras e aderentes as necessidades dos diferentes usuários e desta forma atingir objetivos do Tesouro do Estado”, ressalta.

 

Assista aqui o bate-papo de finanças especial e lançamento do Barômetro Fiscal

 

Texto: Ascom Sefaz/ Tesouro do Estado

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda