Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Grupo Estadual de Educação Fiscal entrega premiação de escolas campeãs da Gincana Movimenta RS
RSS
Notícias
Publicação:

Grupo Estadual de Educação Fiscal entrega premiação de escolas campeãs da Gincana Movimenta RS

sefaz receita gincana
Escola Municipal Ensino Infantil João Franciscatto, de Santa Maria, foi uma das vencedoras da Gincana Movimenta-RS - Foto: Divulgação/SEFAZ

Encerrando as atividades de 2019, o Grupo Estadual de Educação Fiscal (Gefe) promoveu, nessa terça-feira (3), um seminário para instruir sobre cidadania fiscal e valorizar as iniciativas de escolas públicas gaúchas que trabalharam a temática tributária em sala de aula ao longo deste ano. No evento, realizado no Auditório da AIAMU, em Porto Alegre, também foram premiadas as escolas vencedoras da Gincana Movimenta-RS.

Na abertura, o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, parabenizou a todos que trabalham com a educação fiscal, salientando que é um grande desafio conscientizar a sociedade sobre a ideia fundamental de pagar tributos. “É na escola e na família que podemos mostrar a importância social dos impostos”, destacou.

Natália Lamaison Borges, coordenadora do Ensino Médio da Secretaria Estadual da Educação, especialista em Gestão e Financiamento em Educação e Mídias Digitais e Didáticas, acrescentou o papel da tecnologia da informação. “Antes, o único meio de informação era a escola. Hoje, onde uma criança estiver, ela está sendo bombardeada de informações”, afirmou. Contudo, mesmo com a popularização das mídias digitais, a palestrante lamentou que na nova realidade social ainda não há uma plena cidadania. “Vivemos em uma sociedade onde os direitos e deveres são muito parciais”, concluiu.

O público, composto de autoridades, alunos e servidores públicos, especialmente da área de Educação, também teve a oportunidade de conhecer os projetos que levaram a Escola Municipal Ensino Infantil João Franciscatto, de Santa Maria, a Escola Municipal Ensino Fundamental Rui Ramos, de Pareci Novo, e a Escola Municipal Ensino Fundamental Adelarmo Nunes, de Braga, a vencer uma gincana de cidadania fiscal que envolveu a participação de 60 instituições de 30 municípios do RS. As campeãs foram reconhecidas com a entrega de equipamentos eletrônicos doados pela Receita Federal.

Houve ainda o relato de experiência da auditora fiscal do município de Porto Alegre Sandra Marlusa Severo Quadrado sobre o tema “Receitas próprias dos municípios: a contribuição da NF-e de Serviços” e o compartilhamento de boas práticas de finalistas da etapa regional do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2019. Na ocasião, representantes de escolas dos municípios de Santa Vitória do Palmar, Santa Maria, Esteio e Getúlio Vargas apresentaram suas práticas pedagógicas.

A peça teatral “As aventuras de João e Maria no Reino dos Impostos”, uma releitura do conto “João e Maria” feita por professores santamarienses, celebrou o fim do encontro.

Texto: Ascom Fazenda

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda