Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Tesouro apresenta avaliação do Gerenciamento Matricial da Despesa em Congresso do setor
RSS
Notícias
Publicação:

Tesouro apresenta avaliação do Gerenciamento Matricial da Despesa em Congresso do setor

sefaz tesouro
Rafael Vieiro, técnico do Tesouro do Estado - Foto: Divulgação/Tesouro

O Projeto Gerenciamento Matricial de Despesa, do Programa de Qualidade do Gasto do Tesouro do Estado, foi apresentado nesta semana no IX Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, no Rio Grande do Norte. Instituído por Decreto em 2013, o trabalho já resultou em economia de R$ 930 milhões sendo R$ 130 milhões somente em 2018.

O Congresso em oito anos teve a participação de mais de 17,5 mil pessoas de 13 Estados. O objetivo é propor um diálogo entre governo e sociedade na busca de soluções para gerir gastos e melhorar a vida dos cidadãos. 

No evento o técnico do Tesouro do RS, Rafael Vieiro, mostrou exemplos práticos do processo que inclui a análise da despesa do ano anterior e o acompanhamento mensal do gasto no ano corrente. Na verificação, há separação dos órgãos públicos por cluster, como por exemplo escolas com número de alunos semelhante. A partir disso, é verificado o gasto mensal por estudante matriculado. As escolas que diante da investigação apresentarem custos muito maiores que a média, passam por análise para saber o que provocou o aumento dos custos. O diagnóstico mostrou que vazamentos de água e problemas com energia elétrica e telefonia representam parte dos custos que podem ser minimizados, com por exemplo, o conserto de um vazamento.

Texto: Ascom Fazenda/ Tesouro do Estado

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda