Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Servidores do Tesouro apresentam trabalhos na Semana de Avaliação de Políticas Públicas
RSS
Notícias
Publicação:

Servidores do Tesouro apresentam trabalhos na Semana de Avaliação de Políticas Públicas

Servidores do Tesouro do Estado participaram da Semana de Avaliação de Políticas Públicas, promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). A atividade, realizada na Escola do TCE e no CAFF entre os dias 2 e 4 de setembro, buscou aproximar atores do governo, de universidades e de outras instituições para fomentar o debate sobre o tema. 

Painel Educação - Avaliação da rede pública estadual de educação do RS foi apresentado nesta quarta (4) por Jacó Braatz, da Divisão de Estudos Econômicos e Qualidade do Gasto (DEQG), que destacou o empenho do Tesouro do Estado em aprofundar estudos relacionados com a eficiência das políticas públicas. “É de nosso interesse investir em monitoramento e avaliação para ser eficiente em áreas como educação, saúde e segurança”, destacou.

A programação do painel incluiu o compartilhamento de três trabalhos. O servidor Volnei Picolotto apresentou o estudo Transformações demográficas e projeções de demanda por matrículas nas escolas estaduais do RS, realizado em parceria com os pesquisadores Pedro Zuanazzi, da Seplag, e Pedro Almeida, do IPE. A análise observou projeções demográficas, projeções do percentual de aposentadorias de professores no RS e o número de matrículas na rede pública. 

De acordo com Picolotto, as projeções de dados do ensino básico da rede pública estadual mostram que o governo do RS, além de buscar melhorar a qualidade do ensino, tem dois importantes desafios: "O primeiro é aumentar o número de jovens entre 15 e 17 anos na série correta do ensino médio. O segundo é avaliar como suprirá a necessidade de professores para atender aos alunos do ensino básico, pois cerca de 50% dos professores efetivos estarão aptos a se aposentar até 2030”, concluiu o fazendário. 

Na sequência foi explanado o trabalho Eficiência da rede pública estadual do RS, de autoria de Guilherme Petry, subsecretário adjunto do Tesouro do Estado, e de Felipe Bellé, vinculado à UFRGS e à Seplag. Daiane Menezes, da Seplag, expôs ainda o estudo Escolas com alta e baixa eficiência do gasto: uma análise qualitativa. 

A sugestão do Banco Mundial era de que o Estado contratasse uma consultoria para essas análises. Por iniciativa do Tesouro do Estado, porém, foi constituído um grupo multidisciplinar desses órgãos estaduais e das universidades UFRGS e PUCRS com o objetivo de agregar diferentes visões sobre os temas examinados. 

 

Texto: Ascom Tesouro do Estado

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda