Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Cage faz primeiros lançamentos contábeis de depreciação de bens móveis
RSS
Notícias
Publicação:

Cage faz primeiros lançamentos contábeis de depreciação de bens móveis

A Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), vinculada à Secretaria da Fazenda, realizou os primeiros lançamentos contábeis da depreciação de bens móveis. Os lançamentos foram efetuados em todos os órgãos, fundações e autarquias do Poder Executivo, além da Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e Defensoria Pública, em atendimento à Instrução Normativa CAGE nº 06, de 5 de novembro de 2018 e ao Guia de Lançamentos.

Nos procedimentos contábeis verificou-se um montante de R$ 2,4 milhões que se referem à depreciação dos bens adquiridos entre janeiro e julho de 2019. A partir de agosto deste ano, os lançamentos vão ocorrer mensalmente, de forma automática, por meio da integração dos Sistemas de Administração do Patrimônio do Estado (APE) e de Finanças Públicas do Estado (FPE). Essa contabilização é feita em todas as secretarias e divisões do Estado.

A depreciação é a redução sistemática do valor do bem, no decorrer da sua vida útil, que é ocasiona por três principais fatores: deterioração física, desgaste com uso e obsolescência. A combinação desses elementos é necessária à devida apropriação do consumo desses ativos ao resultado do período por meio da depreciação, atendendo ao regime de competência.

 

Sistema APE

Como forma de qualificar e ter o controle do patrimônio estadual, o governo do Estado implantou o Sistema de Administração do Patrimônio do Estado (APE) em todos os órgãos, fundações e autarquias do Poder Executivo, além da Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e Defensoria Pública. No Tribunal de Justiça o sistema está em fase de implantação.

A gestão do sistema é de responsabilidade da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Fazenda, por meio da Cage, e da Companhia de Processamento de Dados do Estado do RS (Procergs).

Os procedimentos contábeis estão previstos na Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TSP 07 – Ativo Imobilizado. No Rio Grande do Sul, os critérios e a definição dos dados para o cálculo da depreciação foram estabelecidos no Grupo de Trabalho de Procedimentos Contábeis do Estado do RS (GTCON/RS).

 

Texto: Ascom Fazenda

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda