Governo assina acordo de cooperação técnica com ELETROSUL
Governo assina acordo de cooperação técnica com ELETROSUL
Na tarde desta quarta-feira, (17), o Secretário da Fazenda, Odir Tonollier, representou o governador Tarso Genro na assinatura do acordo de cooperação para compartilhamento da infraestrutura óptica de transmissão de dados de alta capacidade, entre o Governo do Estado e a Eletrosul. O principal objetivo é expandir as ações de governo eletrônico e móvel, com a melhoria e incremento de informações e serviços públicos à sociedade, difusão da inclusão digital e da participação cidadã.
crédito da foto: Camila Rodrigues
Odir ressaltou que a cooperação é racionalizada para o interesse público. "Esta ação prevê a modernização e compartilhamento das unidades da Sefaz com as demais secretarias de Estado”. O recurso de R$ 18 milhões que a Fazenda aporta ao projeto, é proveniente de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), via Programa de Fortalecimento da Gestão Fiscal (Profisco-RS), coordenado pelo agente fiscal Carlos Alberto Agostini, também presente ao evento.
A parceria permite a expansão do programa Infovia RS, representando maior eficiência e efetividade na aplicação dos recursos de rede de telecomunicações utilizados por estas duas empresas. Coordenado pelas secretarias de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e Geral de Governo (SGG), o projeto é desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), o acordo promove a inclusão digital com diretrizes semelhantes ao Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).
"Essa troca de capacidade de transmissão de dados é extremamente positiva, pois além de contribuir para o atendimento à sociedade com a internet de banda larga, dará agilidade à integração do nosso sistema de telecomunicações, conectando empreendimentos importantes, com custos reduzidos", afirmou o presidente da Eletrosul, Eurides Mescolotto.
Segundo o presidente da Procergs, Carlson Aquistapasse, "a parceria com a Eletrosul é fundamental para o avanço da Infovia RS, pois agrega um parceiro qualificado, que dispõe de uma excelente infraestrutura instalada, e que agregará muito valor ao objetivo de democratizar a banda larga por todo o Rio Grande do Sul".
O programa é realizado a partir da parceria entre Procergs, CEEE, Sulgás, Banrisul, e as secretarias de Planejamento, Fazenda, Gestão e Participação Cidadã, Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, e Educação.
A Infovia RS é uma rede corporativa do Estado, e que tem o objetivo de levar banda larga ao interior do Estado, melhorando serviços públicos e ampliando a inclusão digital.