Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Mais de 17 mil empresas já utilizam nova modalidade de geração da GIA
RSS
Notícias
Publicação:

Mais de 17 mil empresas já utilizam nova modalidade de geração da GIA

Mais de 17 mil empresas já utilizam nova modalidade de geração da GIA
Disponível desde janeiro de 2017, a aderência ao novo sistema vem registrando aumento mês a mês. - Foto: Divulgação/Sefaz

Obrigatória para todas as empresas a partir do próximo mês, a geração da Guia de Informação e Apuração do ICMS (GIA) por meio da importação das informações prestadas na Escrituração Fiscal Digital ICMS/IPI (EFD) vem crescendo de maneira voluntária junto aos contribuintes. Ao final de julho, um total de 17.875 empresas já se valia da mudança.  Disponível desde janeiro de 2017, a aderência ao novo sistema vem registrando aumento mês a mês.

 “Estamos incentivando os contribuintes a adotar o recurso tão logo possível. Quanto antes a mudança for aplicada, mais fácil será o processo de transição e mais rápido os benefícios serão sentidos”, destaca o chefe da seção de coordenação do atendimento da Receita Estadual, Rachel Krug Einsfeld, Um dos benefícios ressaltados é a simplificação das obrigações acessórias a serem cumpridas com o Fisco, visto que diversos dados serão preenchidos de maneira automática.


Além disso, as informações prestadas serão mais precisas e completas, reduzindo redundâncias e divergências. “A nova regra faz parte de um contexto de avanços na relação com os contribuintes. A mudança irá garantir maior conformidade nos dados e mais agilidade a todo o processo”, garante Giovanni Dias Ciliato, auditor-fiscal da Receita Estadual e gerente do projeto.

 

Entenda a alteração

A GIA é a declaração eletrônica por meio da qual o contribuinte inscrito no Cadastro de Contribuintes do ICMS, classificado na categoria Geral, informa mensalmente a movimentação da empresa e o imposto a ser recolhido. Diversas dessas informações também devem ser prestadas na EFD, em outro ambiente virtual. Para fatos geradores ocorridos a partir do dia 1º de setembro, a geração da GIA deverá ser obrigatoriamente feita por meio do recurso “importar EFD” disponibilizado no aplicativo da GIA, que gera os dados já informados de maneira automática. A ação pode ser realizada, voluntariamente, desde janeiro de 2017.

 

Servidores treinados

Internamente, a Receita Estadual também está se adequando à novidade. Com o objetivo de capacitar os servidores para melhor atender a sociedade, mais de 50 profissionais da instituição foram treinados, no último mês, a respeito dos procedimentos e ajustes necessários.

 

Evolução de contribuintes utilizando o recurso voluntariamente

PERÍODO

CONTRIBUINTES USANDO O RECURSO

jan/17

1.904

fev/17

6.204

mar/17

7.310

abr/17

8.726

mai/17

10.523

jun/17

13.163

jul/17

17.875 

 

 

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda