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Recadastramento anual: servidores inativos e pensionistas do Estado devem ficar atentos a prazos

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- - Foto: Ascom Sefaz

Prova de vida pode ser feita pelo app Servidor RS, em agências do Banrisul ou por meio de envio de formulário aos Correios

 

Após um período de exceção durante a pandemia de covid-19, servidores inativos e pensionistas especiais e estatuários do Estado devem voltar a ter atenção em relação ao recadastramento anual. Entre maio de 2020 e julho de 2022, a atualização havia deixado de ser exigida. No entanto, com o retorno da obrigatoriedade, é preciso cuidar os prazos.

A chamada prova de vida precisa ser feita no mês do aniversário, no mês anterior ou no mês posterior – o período, portanto, é de três meses. Se o procedimento não for feito, há o risco de suspensão do pagamento de proventos e pensões.

O Tesouro do Estado emite alertas da pendência para pessoas que não realizaram o cadastro. Depois do comunicado, é preciso fazer o recadastramento até o último dia do mês.

 

Canais

Os servidores inativos e pensionistas podem usar diferentes canais para a realização do recadastramento. Um deles é o aplicativo Servidor RS, que pode ser acessado pelo celular ou pelo computador, por meio do site http://app.servidor.rs.gov.br – o app pede confirmação de dados e reconhecimento facial. A ferramenta está disponível no Google Play e na App Store; para ter acesso, é preciso usar a conta gov.br, com níveis prata ou ouro. Um vídeo com o passo a passo está disponível neste link.

Também é possível procurar qualquer agência do Banrisul e apresentar documento oficial, CPF e comprovante de residência (originais e cópias). Na impossibilidade de ser feito o recadastramento pelo app Servidor RS ou pelo Banrisul, os servidores inativos e pensionistas podem preencher o Formulário de Atualização Cadastral. O formulário deverá ser reconhecido por autenticidade em cartório e enviado à Secretaria Estadual da Fazenda, juntamente com cópia de documento oficial, CPF e comprovante de residência atualizado. É preciso enviar com aviso de recebimento (AR), que valerá como comprovante de entrega dos documentos, para o seguinte endereço: Divisão de Gestão da Folha de Pagamento – Rua Caldas Júnior, 120, 13º andar, Centro Histórico, Porto Alegre – RS, CEP 90018-900.

Para servidores acamados, com moléstia grave ou problemas de locomoção comprovados, será aceita procuração com firma reconhecida, por autenticidade, com finalidade específica e validade máxima de seis meses.

Quem tiver dúvidas pode ligar para o telefone 08005410005, da Divisão de Gestão da Folha de Pagamento do Tesouro do Estado.

 

Texto: Ascom Sefaz/Tesouro do Estado

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