Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Oficinas debatem indicadores e apresentam experiências de sucesso na gestão pública
RSS
Notícias
Publicação:

Oficinas debatem indicadores e apresentam experiências de sucesso na gestão pública

Oficinas debatem indicadores e apresentam experiências de sucesso na gestão pública

 

 



            A primeira edição de 2010, das Oficinas de Reeducação para o Gasto Público foi realizada nesta terça-feira (30) no Memorial do Rio Grande do Sul.  O evento é de iniciativa da Divisão de Programação Orçamentária do Departamento da Despesa da Secretaria da Fazenda, dentro do programa de Ajuste Fiscal do Estado.

            No encontro foram tratados assuntos relativos ao acompanhamento dos Indicadores de Gestão de todos os órgãos do Estado, expostos os principais procedimentos da programação orçamentária de 2010 e apresentados dois cases de sucesso na gestão dos recursos públicos.

            Representando a Secretaria da Fazenda, o diretor adjunto do Tesouro do Estado, Jorge Luis Tonetto, comemorou o acréscimo de investimentos, graças ao equilíbrio econômico atingido pelo governo gaúcho. “É o início de um ciclo positivo para o Rio Grande do Sul,”, afirmou Tonetto.

             

Construção de Indicadores: Produtividade e Qualidade do Gasto

 

            O objetivo principal das Oficinas de 2010 é consolidar um modelo de gestão de indicadores de resultados junto às diferentes Unidades Orçamentárias. O status desses indicadores foi apresentado pela Divisão de Programação Orçamentária, através do consultor Cristiano Schuch, especialista em gestão estratégica, demonstrando a grande evolução deste trabalho que vem sendo realizado em conjunto com os gestores das unidades participantes.

            “O que se deseja é que as Unidades Orçamentárias que ainda não concluíram o processo, se organizem em blocos, nos meses de abril e maio, para composição dos seus indicadores finalísticos, envio dos dados históricos e definição dos pesos relativos. Permitindo assim que se avalie a evolução do atingimento dos objetivos da Unidade,” explicou Schuch.

     

 Cases de sucesso na gestão de serviços prestados

 

• Detran – Exposição do Novo Detran;

 

            O presidente do Detran, Sérgio Filomena, apresentou a reestruturação do “Novo DETRAN”, do DETRAN público.   Entre as medidas positivas, Filomena destacou a adoção da trituração para reciclagem dos veículos e materiais inservíveis sem identificação ou sem possibilidade de qualquer regularização junto ao órgão. Solucionando assim, a questão dos depósitos com custo elevado para o Estado, que estavam sob gestão da empresa Atento Service, e que hoje estão completamente vazios. De acordo com ele, a ideia é pioneira e outros Estados já demonstram interesse em adotar o sistema. Além de gerar material produtivo e beneficiar o meio ambiente, a trituração também livra o alto acúmulo de lixo automotivo do departamento.

            Também foi apresentada a redução de gastos no Detran, que obteve  uma economia total de aproximadamente R$ 50,5 milhões por ano em gasto com custeio.

 

• Secretaria da Educação – Crianças do RS Escrevendo Histórias;

            Professores e alunos apresentaram o programa que reúne anualmente textos e produções gráficas de autoria dos estudantes do Ensino Fundamental da rede pública estadual, incluindo a Educação Especial, Infantil e Classes Multisseriadas. Em 2010, o projeto realiza sua 18ª edição. O lançamento do livro acontece sempre em tarde de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegra.

            A apresentação contou com leitura de textos pelos próprios autores e os livros de 2009 foram distribuídos aos presentes.

 

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda