Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Portuários agradecem o governo pelo atendimento a demandas históricas

Portuários agradecem o governo pelo atendimento a demandas históricas

Governadora Yeda Crusius em audiência com representantes dos portuários(Foto: Itamar Aguiar)

A governadora Yeda Crusius recebeu nesta terça-feira (29) um grupo de portuários de Rio Grande, liderados pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários, Rui Eduardo Mendes, e pelo presidente do Conselho da Autoridade Portuária, Aires Apolinário. No encontro, eles agradeceram pelo acordo firmado com o Executivo para o pagamento de precatórios à categoria, atrasados havia mais de dez anos. As tratativas começaram em janeiro de 2008. "Fizemos a proposta, o governo aceitou e a promessa foi cumprida", disse o presidente do sindicato. Foram pagos R$ 28 milhões em precatórios, beneficiando 1.062 trabalhadores.

Segundo Mendes, o canal de diálogo aberto pela governadora, por meio da comissão formada por representantes do sindicato, trabalhadores portuários e do governo, vem resultando em avanços à categoria.  "Isso nos permitiu construir uma proposta para a criação do Quadro de Pessoal da Superintendência do Porto de Rio Grande", afirmou Mendes.

No encontro, os representantes dos portuários apresentaram proposta para formação do quadro de pessoal à governadora. A expectativa é de que o projeto seja aprovado e enviado à Assembleia Legislativa para análise ainda neste ano. Depois de receber o projeto, Yeda determinou a avaliação técnica pela Secretaria de Infraestrutura e Logística. "Nosso projeto de governo é fazer com que o serviço público se qualifique. Gosto de receber envelope com demandas propositivas", observou"

O mais antigo portuário vivo, José Leal, que estava presente à reunião fez questão de agradecer a governadora pela condução positiva do processo que culminou no pagamento dos precatórios." A senhora tem seu nome escrito como a governadora que prometeu e pagou os precatórios. A senhora tem seu nome escrito no ajustes das contas públicas. Agora vai ter seu nome escrito no quadro de carreira dos portuários", disse, emocionado.