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Primeira turma do Programa de Desenvolvimento de Gestores é formada pela CAGE

CAGE curso turma
A formação contemplou 20 servidores, em uma carga horária de 68 horas. - Foto: Divulgação / SEFAZ

O Programa de Desenvolvimento de Gestores – PDG, iniciado em março de 2017, por iniciativa da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado, concluiu sua primeira turma no dia 08 de dezembro.

A formação contemplou 20 servidores, em uma carga horária de 68 horas, divididas em sete módulos e três palestras complementares, que foram abertas a todo o corpo de auditores e técnicos. Ao longo dos encontros, foram abordados conteúdos como: 

· autoconhecimento/perfil do gestor, o papel do líder, liderança situacional e liderança estratégica;

· comunicação, feedback, motivação e condução de reuniões;

· gestão de pessoas, trabalho em equipe, gestão por competências e delegação;

· gestão de processos, melhoria contínua, planejamento e monitoramento da rotina;

· relações interpessoais, negociação e gestão de conflitos;

· gestão da mudança e visão sistêmica. 

O encerramento da formação contou com a presença do Subsecretário e Contador e Auditor-Geral do Estado, Álvaro Fakredin, que agradeceu à Equipe CAGE, ao Supervisor de Desenvolvimento Organizacional e Qualidade, Milton César da Costa, às colegas Adriana Oliveira da Silva Ângela Lamotte, da equipe da DIVQUAL da Sudesq, pelo empenho no desenvolvimento conjunto do Programa, que obteve sucesso entre os participantes. Fakredin ainda salientou que, para o próximo ano, o Gabinete da CAGE planeja a formação de mais servidores com a realização da Turma 2 do PDG. 

Confira depoimentos de participantes sobre o Programa de Desenvolvimento de Gestores, que teve como instrutor o consultor Martin Mayer, economista e psicólogo, com especialização em Marketing: 

Guilherme Speroni Lentz (aluno)

“O programa foi bastante proveitoso e destaco o constante estímulo à utilização dos conceitos aprendidos no dia a dia. Inclusive, durante o curso realizamos um Plano de Ação Individual com melhorias a serem implementadas nas nossas atitudes e conhecimentos. Estímulos como esses fazem com que a teoria não fique esquecida, gerando melhorias de desempenho, conforme o desenvolvimento do curso.” 

Lorenzo Giacomo Venzon (aluno) 

“Para mim, os principais pontos abordados no programa foram a liderança situacional, que demonstrou a importância de um líder saber se adaptar frente às diferentes situações enfrentadas; a necessidade de se estabelecer uma comunicação clara e objetiva para que todos tenham conhecimento do papel desempenhado no atingimento da missão organizacional; e o estabelecimento de um plano de ação, em que definimos como será materializado o conteúdo assimilado.” 

Andréa Buhl (aluna e membro da equipe de capacitação da CAGE) 

“O planejamento do PDG foi realizado pela área de capacitação da CAGE em conjunto com a SUDESQ. Foi baseado em benchmarking com outros órgãos sobre programas de desenvolvimento de gestores já realizados e em pesquisa com diversos consultores, que apresentaram propostas que atendessem à necessidade da CAGE de qualificar os futuros gestores. Cada módulo do Programa tratou de um tema de interesse relacionado à gestão. Os temas tinham certa flexibilidade e o programa adaptou-se à necessidade dos participantes. Já está sendo planejada a contratação da segunda turma do Programa para 2018, com formato semelhante.” 

Martyn Mayer (instrutor)  

“A maior contribuição do PDG são os debates, diálogos e atividades que permitem clarificar e internalizar em cada participante qual o papel de um gestor de equipe, além de tomar consciência da importância da gestão nas situações cotidianas e das mudanças que trazem evolução para a instituição. Os aprendizados de novas ferramentas de gestão, como feedback, reuniões produtivas, motivação, liderança situacional, as quatro disciplinas da execução, liderança estratégica, e suaaplicação prática efetiva no dia a dia na CAGE ocorreram ao longo dos oito meses.”

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