Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Sartori alinha informações com bancada gaúcha sobre votação da Recuperação Fiscal
RSS
Notícias
Publicação:

Sartori alinha informações com bancada gaúcha sobre votação da Recuperação Fiscal

Sartori alinha informações com bancada gaúcha sobre votação da Recuperação Fiscal
Governador se reuniu com bancada federal para clarear informações sobre possibilidade de sucesso da votação - Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori chegou no meio da tarde dessa quarta-feira (5) à Câmara dos Deputados, em Brasília, para acompanhar a votação do projeto que trata sobre o Regime de Recuperação Fiscal dos Estados. Após atender a imprensa, Sartori reuniu-se com a bancada federal gaúcha no intuito de alinhar informações relevantes para o sucesso da votação, adiada para as 9h desta quinta-feira (6). O governador retorna agora pela manhã desta quinta(6) a Porto Alegre, para participar do evento sobre Segurança no Palácio Piratini. 

Sartori acredita que há boa vontade por parte da maioria dos deputados, em especial dos parlamentares gaúchos, que defendem os interesses do Rio Grande do Sul. "Queremos avançar um pouco mais e estamos articulando, também, com representantes de todos os partidos e líderes de outros estados. A conversa com a bancada foi positiva e é um gesto nosso, em manter esse diálogo permanente. O Regime de Recuperação Fiscal não é tudo o que necessitamos para alcançar o equilíbrio financeiro, mas é necessário neste momento que o Rio Grande atravessa", destacou o governador.

Na conversa com parlamentares federais, foi reforçada a importância de aprovar emendas para que o projeto não afete a autonomia do Estado. "Defendemos que não seja obrigatória a desistência de ações judiciais relacionadas ao contrato da dívida do RS com a União. Essas ações continuam tramitando e nelas se discutem itens como os juros. Consideramos que essas discussões devem continuar sendo travadas no STF, pois se no futuro o Estado vencer as causas, poderemos diminuir o valor da dívida", destacou Euzébio Ruschel, ao lembrar que o Rio Grande do Sul ingressou com duas ações judiciais em 2015 e um mandado de segurança em 2016.

Para Giovani Feltes, há empenho por parte de ampla maioria dos deputados gaúchos. "O projeto não é o ideal e não resolve todos os problemas do Estado. No entanto, é extremamente necessário para o nosso governo e para os próximos. Acreditamos que a votação possa ocorrer ainda hoje, com resultado positivo. A reunião com a bancada federal gaúcha foi objetiva e serviu para clarear informações e dirimir dúvidas. Sentimos que existe o comprometimento de parlamentares de variados partidos", declarou após o encontro.

Ouça o secretário da Fazenda.
Ouça o procurador-geral do Estado

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda