Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Entrega do Cartão Cidadão aos novos beneficiários é antecipada para a próxima segunda-feira (13/2)
RSS
Notícias
Publicação:

Entrega do Cartão Cidadão aos novos beneficiários é antecipada para a próxima segunda-feira (13/2)

-
- - Foto: Divulgação Sefaz-Receita Estadual

Nova remessa de cartões será distribuída a 92 mil famílias que ingressaram do programa Devolve ICMS

Os 92 mil novos beneficiários do Devolve ICMS poderão retirar o Cartão Cidadão – já carregado com o pagamento da última parcela – a partir da próxima segunda-feira (13/2). Antes prevista para o final de fevereiro, a antecipação da entrega foi resultado de um esforço operacional da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e do Banrisul, instituição parceira no programa.

A ampliação do número de famílias beneficiadas ocorreu após a atualização da base de cadastro do Auxílio Brasil (programa federal sucessor do Bolsa Família). O programa de justiça tributária criado pelo governo estadual é concedido a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que recebam o Auxílio Brasil ou cujo titular tenha algum dependente matriculado no Ensino Médio da rede estadual. 

Clique aqui para consultar se você tem direito ao benefício.

Os pagamentos aos beneficiários são realizados a cada três meses no Cartão Cidadão, que funciona como um cartão de débito e pode ser utilizado em diversos estabelecimentos comerciais, como supermercados e farmácias. O último depósito do Devolve ICMS ocorreu em janeiro, e o próximo está previsto para o mês de abril.

 

Entregas não ocorrem no feriadão de Carnaval

A distribuição dos cartões ocorre em todos os municípios gaúchos, sempre de segunda a sexta-feira – com exceção dos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, quando os pontos de entrega estarão fechados em razão do feriado de Carnaval. A distribuição será retomada normalmente a partir do dia 23 de fevereiro. Para retirar o cartão, o titular precisa apresentar um documento de identificação oficial com foto e número de CPF.

Clique aqui para saber o local e o horário da entrega em cada cidade.

Em Porto Alegre, onde fica a maior parte dos beneficiários, o resgate do documento ocorre na sede da FGTAS (Borges de Medeiros, 521 – Centro Histórico). O atendimento no local é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h.

Já em Canoas, segundo município com mais titulares, as entregas ocorrem no prédio da Secretaria Municipal de Fazenda (Getúlio Vargas, 5.001 - Centro). O local está aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

 

Mais de 210 mil cartões não retirados

Incluindo os novos beneficiários do Devolve ICMS, há mais de 210 mil pessoas que ainda não retiraram o Cartão Cidadão nos pontos de distribuição do Estado, o que corresponde a 34% dos titulares. Em Porto Alegre, onde há o maior volume de cartões represados, são 30 mil unidades à espera do resgate por parte das famílias.

 

Texto: Ascom Sefaz-Receita Estadual

Endereço da página:
Copiar
Secretaria da Fazenda