Você está aqui: Página inicial > Comunicação e Transparência > Notícias > Fazenda dá posse ao novo secretário-adjunto e na chefia de Gabinete

Fazenda dá posse ao novo secretário-adjunto e na chefia de Gabinete

Fazenda posse secretário-adjunto chefia Gabinete Bins
Novo secretário-adjunto tomou posse nesta sexta-feira (18) - Foto: Divulgação/SEFAZ

O secretário da Fazenda, Luiz Antônio Bins, deu posse nesta sexta-feira (18) ao novo secretário-adjunto da Pasta, Álvaro Fakredin, que passa a acumular as atribuições que já vinha respondendo desde janeiro de 2015 como titular da CAGE (Contadoria e Auditoria-Geral do Estado). “Passamos e ainda vivemos momentos de extrema dificuldade, por conta de problemas estruturais do Estado, mas agravados por crise nacional em todos os sentidos. Mas acredito que vamos superá-los com comprometimento, que é marca da nossa equipe. ”, destacou o secretário.

Bins reafirmou que a prioridade máxima está na adesão ao Regime de Recuperação Fiscal, que representará um alívio de R$ 11,3 bilhões nos próximos três meses por conta da suspensão do pagamento da dívida com a União neste período. O novo secretário-adjunto, por sinal, já vem participando nos últimos meses das negociações sobre o socorro aos estados com dificuldades financeiras.

Fakredin elencou também as melhorias no fluxo financeiro, o controle dos gastos para reduzir o déficit até o final do ano e o avanço nos mecanismos de transparência sobre as finanças públicas entre suas metas principais. Fakredin tomou posse, no início deste ano, como presidente do Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno) para o biênio-2018-2019. Trata-se de um colegiado que reúne representes dos órgãos de controladoria de todos os estados brasileiros e das capitais. Bacharel em Ciências Contábeis e técnico contábil, o novo secretário-adjunto é auditor-fiscal da Receita Estadual desde janeiro de 1992.

Gabinete

No mesmo ato, que reuniu autoridades e servidores no auditório da Fazenda, foi empossada a nova chefe de Gabinete, Cassandra de Souza, que atuava como supervisora-substituta da Supad (Supervisão de Administração). Perto de completar 18 anos como auditora-fiscal, exercendo neste período funções junto à CAGE e a Receita Estadual, Cassandra substitui a Beatriz Fagundes, que estava no cargo desde janeiro de 2015.

Estavam presentes ao ato a procuradora-adjunta da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Paula Ferreira Krieger; os subsecretários da Receita Estadual, Mário Luis Wunderlich dos Santos, do Tesouro do Estado, Elói Astir Stertz, e o adjunto da CAGE, Antônio Kerwald; o diretor a Junta de Coordenação Financeira, Flávio Pompermayer; supervisores, chefes de divisões e demais servidores da Fazenda. Prestigiaram ainda o evento o secretário municipal das Fazenda, Leonardo Busatto (representando o município de Porto Alegre), o prefeito de Barra do Ribeiro, Jair Mirim, vereadores e presidentes de entidades sindicais.